Com realização da CARUS aconteceu em Russas o XVII Encontro Cultural Russano


04/11/2015 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

Com realização da Casa dos Amigos de Russas – CARUS e apoio da Prefeitura Municipal de Russas, Governo do Estado do Ceará e Universidade Federal do Ceará, aconteceu em Russas no período de 29 a 31 de outubro o XVII Encontro Cultural Russano, que teve como objetivos, além de divulgar as manifestações artísticas e culturais de Russas e da Região Jaguaribana, promover discussões de assuntos de interesse da sociedade, como educação, infraestrutura, segurança e questões socioeconômicas regionais como o “Desenvolvimento Sustentável da Região Jaguaribana”.  O encontro também fez tributo a OFICARTE pelos seus 25 anos em defesa da Cultura Jaguaribana.

Uma vasta programação que envolveu a participação de autoridades do Estado, local e regional, além de diversos segmentos sociais de Russas e da Região Jaguaribana foi realizada durante os três dias do evento.

No primeiro dia, 29 de outubro, logo cedo às 8h, no Galpão das Artes, aconteceram Oficinas de Contação de Histórias para crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Murilo Serpa, Raimundo de Deus e Tia Benilce. Logo em seguida por volta das 9h no CVT aconteceu a Feira de Ciências através de apresentação teatral, realizada pelo Campus da UFC de Russas. No mesmo dia por volta das 13h teve continuidade a Feira de Ciências numa apresentação de forma interativa de fenômenos físicos, ação esta realizada também pela UFC no Campos da UFC de Russas.

Fechando a programação do primeiro dia aconteceu às 15h, no CVT, o grande encontro “Diálogos Culturais do Vale do Jaguaribe”, uma ação da Secretaria de Cultura do estado do Ceará, que contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado Guilherme Sampaio; prefeito de Russas Weber Araújo;  primeira dama Mazé Torquato; secretária da Cultura e do Turismo de Russas, Cláudia Lima; o presidente do Fórum de Cultura do Vale do Jaguaribe, Franklin Lourenço;  secretário municipal do desenvolvimento econômico, Gilberto Rodrigues, representando a Casa dos Amigos de Russas; e Lindemberg Gonçalves, diretor do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, além de representantes de 14 municípios da região jaguaribana, que lotaram o auditório do CVT. O momento teve entre outros objetivos discutir ações e propostas que tragam melhorias e fortalecimento para a cultura da Região.

Dando continuidade a programação no dia seguinte, 30, às 19h, na Praça Monsenhor João Luís, aconteceu uma apresentação teatral promovida pela OFICARTE com a Peça “Mamulengo Folia: O Vendedor de Sonhos”.  E logo em seguida por volta das 20h30min, no mesmo local foi realizado um concerto musical com a apresentação da Banda de Música Maestro Orlando Leite.

Dando sequencia a programação no sábado, 31, logo pela manhã, às 8h30min, no CVT, aconteceu o Café Cultural. Logo em seguida, às 9h, no mesmo local foi realizado um grande debate com o tema “O desenvolvimento Sustentável na Região Jaguaribana”, com os palestrantes: Cel. Hervano Macedo, Comandante Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará que abordou o subtema do Painel 01 “Segurança e Cidadania”; e Frank Lourenço, Coordenador da OFICARTE  que abordou o subtema do Painel 02 “A arte como fator de inclusão social e desenvolvimento da economia criativa”.

No mesmo dia, às 16h, aconteceu a distribuição dos livros da Campanha Ler Mais Para Viver Melhor, na biblioteca Ir. Mercedes na comunidade do Tabuleiro do Juazeiro e outras bibliotecas comunitárias. Houve também por volta das 16h30min, uma ação solidária na Associação Comunitária Chão de Vida, na mesma comunidade.

Fechando a programação, aconteceu a noite na Praça Monsenhor João Luís, a inauguração do Espaço Ninho do Livro, um local aonde a população poderá visitar e fazer a retirada de livros para leitura. O objetivo e promover à interação e o incentivo a leitura.

O XVII Encontro Cultural Russano, do ponto de vista dos seus organizadores atingiu as expectativas, o que fortalece a CARUS e seus apoiadores para que continuem na promoção desse evento tão importante para a propagação das manifestações artísticas e culturais de Russas e da Região Jaguaribana.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO