Cid Gomes diz que volta em Russas para entregar UPA e SAMU


04/12/2013 - Secretaria de Saúde - Igor Raneelle

A policlínica regional em Russas, inaugurada na última segunda-feira, 2, já está com as portas abertas atendendo a população de Russas e de mais quatro municípios que formam a 9º Região de Saúde – Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Palhano.“Vamos trabalhar ainda mais pela população. Na área da saúde, voltaremos de novo a Russas para entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que está em obras e  funcionará que nem cantiga de grilo, sem parar nem aos domingos e feriados, e também para inaugurar o SAMU, um importante avanço na condução dos casos de urgência e emergência”, afirmou o governador do Estado, Cid Gomes.

O prefeito de Russas, Weber Araújo, disse que “trabalhar significa transformar sonhos em realidade. O governador tem feito e demonstrado esse trabalho em todo o Ceará, principalmente na saúde”. Ele reforçou que “com a policlínica, tão sonhada por todos, a saúde da região dá um grande salto de qualidade”. E mais: “como engenheiro civil e gestor público caprichoso, o governador exige que todas as obras sejam bem feitas”. Na visita aos consultórios e salas de exames da policlínica, o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, acompanhou o governador.

alt

Com a policlínica inaugurada em Russas, sobe para 14 o número de policlínicas regionais  entregues à população pelo governo do Estado em diferentes regiões do Ceará. No total, são 22 policlínicas para ampliar e facilitar o acesso da população aos especialistas e a exames especializados na própria região onde mora. As outras 8 estão sendo concluídas. Já foram inauguradas em Tauá, Baturité, Camocim, Acaraú, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Brejo Santo, Sobral, Campos Sales, Icó, Quixadá, Caucaia.

alt

Na policlínica regional em Russas a população de 191.117 habitantes da 9º Região de Saúde tem acesso a consultas com médicos especialistas em 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. A nova unidade também oferece atendimento em outras especialidades, como a fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O governador explicou especialidade por especialidade numa linguagem simples para maior compreensão da população. Além de consultados por especialistas, os moradores realizam na policlínica regional exames especializados, entre eles eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.

alt

O investimento em obras e na aquisição de equipamentos da policlínica regional em Russas foi de R$7.834.213,76.  Todas as  policlínicas regionais foram construídas e equipadas com recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O custeio mensal é compartilhado entre o Estado e os municípios que formam cada Região de Saúde, através da gestão feita por consórcio público de saúde.

alt
Participação

Acompanhada por centenas de  moradores, a inauguração contou com a participação do vice-governador, Domingos Filho, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque,  dos deputados federais João Ananias e Paulo Henrique Lustosa, e deputados estaduais, Agostinho Moreira, Delegado Cavalcante, Leonardo Pinheiro, Mário Hélio, Marilson Cruz e Odail Carneiro. Os prefeitos dos outros quatro municípios que integram a 9º Região de Saúde, Ila Maria Pinheiro Saraiva, de Jaguaretama, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, de Jaguaruana, Glauber Barbosa Castro, de Morada Nova, e Nilson Freitas, de Palhano, estiveram presentes. Ex-prefeitos e o ex-secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Willames Bezerra, também participaram da solenidade de inauguração da policlínica regional.

alt

CEO regional

Desde julho de 2011 funciona em Russas o CEO regional. Até outubro deste ano foram realizados 49.103 atendimentos à população dos cinco municípios da 9º Região de Saúde. Entre os serviços feitos no CEO regional estão ortodontia, endodontia, periodontia, próteses dentárias e instalação de aparelhos ortodônticos. Foram instaladas 5.255 próteses e 1.107 aparelhos ortodônticos. Assim como a policlínica, a gestão do CEO regional também é feita por consórcio público de saúde, acrescentando a participação do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, no custeio mensal, juntamente com o governo do Estado e os municípios.

alt

 

Ver galeria de fotos

 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO