Prefeitura de Russas realizou Mutirão de Limpeza para combater mosquito da Dengue

09/06/2021 - Secretaria de Saúde - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas continua diariamente promovendo ações de combate ao Aedes Aegypti, causador das doenças: Dengue, chikungunya e zika. Numa parceria entre as Secretarias: De Saúde e Infraestrutura, o município vem realizando o “Mutirão de Limpeza de combate ao mosquito” em diferentes áreas da cidade. A finalidade é detectar e eliminar possíveis criadouros e focos do inseto.

Na semana passada as ações do Mutirão foram realizadas nas ruas do Bairro de Fátima e Sítio Garças. Na oportunidade agentes de limpeza promoveram a limpa de matos e coleta de qualquer objeto (pneus velhos, garrafas, vasilhas, etc), que venha acumular água, e os agentes de endemias realizaram inspeções nos imóveis, orientando a população sobre os cuidados para manter suas casas livres do mosquito.

Os profissionais das endemias realizaram também a UBV Costal (Fumacê manual) nos bairros: Tabuleiro do Catavento, Várzea Alegre, Centro e Vila Gonçalves, áreas aonde foram confirmados casos positivos da Dengue.

Essas ações continuarão acontecendo, e o próximo destino será o Residencial Nossa Senhora do Rosário. E para facilitar o trabalho dos agentes, a população precisa colaborar, abrindo suas casas para que os profissionais possam realizar a inspeção.

A Prefeitura destaca que a forma mais eficaz de evitar Dengue, chikungunya e zika, é eliminar os possíveis focos ou criadouros do mosquito, portanto fique atento a recipientes que possam acumular água parada, esses são os locais propícios para a criação do mosquito. Adotando essas medidas, você estará protegendo sua família do mosquito Aedes Aegypti.