CAPS II promove dia de relaxamento e conversa sobre prevenção ao suicídio

10/09/2021 - Secretaria de Saúde - ASCOM

Nesta sexta-feira (10) em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou diversas atividades voltadas a saúde e ao bem-estar dos usuários da unidade.

Foi promovido um momento de alongamento e relaxamento com um profissional de educação física para os pacientes e profissionais, assim como a entrega de lacinhos amarelos, cartões e o acolhimento com uma estagiária em psicologia, falando sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Também haverá várias ações ao longo do mês de setembro.

O CAPS II de Russas, conta com uma equipe multidisciplinar composta por Médicos Psiquiatras, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Assistente Social. Durante o Setembro Amarelo, o CAPS II também conta com a atuação de estagiários em Psicologia e Massoterapia e um profissional de Educação Física, promovendo diversas atividades ao longo deste mês, como:

– Acolhimento (sala de espera) diário com tema prevenção ao suicídio (profissionais CAPSII)

– Orientações sobre Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas;

– Momento de reflexão (musicoterapia);

– Massoterapia

– Discussões sobre suicídio com a Psicóloga

Não só no mês de setembro, mas durante todo ano o CAPS fortalece a promoção da saúde física e mental.