SEMED divulga nota sobre os resultados do SPAECE 2018


20/05/2019 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”, já dizia o educador e filósofo Paulo Freire. Por essa razão, a boa educação abre caminhos, incentiva o ato de sonhar e transforma vidas. Mas para que isso aconteça, são necessárias pessoas comprometidas com o processo de educar. No caso da rede de ensino de Russas, nós somos muitos: diretores, coordenadores, professores, cuidadores, ajudantes, monitores, formadores, técnicos, agentes administrativos, secretários, auxiliares de serviços gerais, motoristas e vigias. Formamos uma grande equipe que tem a nobre missão de cuidar de quase 11.800 alunos.

Os resultados do SPAECE 2018 confirmam que esses alunos, a quem tratamos como filhos, estão em boas mãos. Nas turmas de 2º ano, 91% dos alunos avaliados foram alfabetizados em níveis satisfatórios. A proficiência dessa série cresceu significativamente em relação ao ano anterior. Das escolas com matrículas no 2º ano, 12 superaram a média de 2016 e 14 obtiveram melhor desempenho comparado ao ano de 2017. A evolução da média geral do 2º ano, em Russas, foi superior à média do Estado do Ceará.

No tocante às turmas de 5º ano, 65% das escolas alcançaram desempenho superior ao de 2016 em língua portuguesa. E o resultado de 2018 demonstra que a cada cinco escolas, três cresceram em relação ao ano anterior. Ainda sobre esta série/ano, uma análise apurada de sua série histórica nas escolas de nosso município demonstra o nosso crescimento, visto que em matemática mais da metade das escolas superaram a média de 2016 e que 13 delas conquistaram desempenho superior ao ano de 2017.

As turmas de 9º ano de nossa rede de ensino também estão de parabéns, pois seus resultados enaltecem todo o trabalho realizado por professores, núcleos gestores e formadores. Na avaliação de língua portuguesa alcançamos a melhor média geral da série histórica do município. Além do mais, 12 escolas cresceram com relação aos anos anteriores. Nossa proficiência foi equivalente a 282, a 16ª melhor do Ceará, entre os 184 municípios avaliados, e 3ª melhor média da CREDE 10. Na matemática, nossa proficiência geral cresceu 6,3 pontos em relação ao ano anterior, perfazendo um total de 31,1 pontos acima da média do Ceará. Ocupamos o 19º lugar no Estado e somos o 1º colocado na CREDE 10.

A devida análise dos dados nos leva a perceber que as escolas de Russas continuam crescendo em aprendizagem, graças ao primoroso trabalho de nossos educadores e ao empenho de nossos alunos. No entanto, cabe ressaltar que os números não são tudo e que as relações de parceria e amizade construídas entre a Secretaria da Educação e as escolas são a tônica de nossa práxis.

Nesta trajetória de sucesso, poder contar com o apoio do Prefeito Weber, que acompanha e apoia a educação, foi muito importante para que tivéssemos tantas conquistas em 2019. Um dos grandes investimentos foi o aumento das turmas de tempo integral nos 2ºs e 5ºs anos, em atendimento à solicitação dos nossos professores. Houve também a inédita aquisição de material didático para os 730 alunos e 39 educadores do 2º ano.

Uma outra ação importante é o acompanhamento diário da infrequência, feito em parceria com os gestores escolares, sendo mais uma ação pedagógica da SEMED que atende à solicitação dos professores. Compreendemos que fora da escola o aluno não aprende. Não podemos olhar para o alarmante problema da infrequência com indiferença, é preciso continuar fazendo o nosso “dever de casa”, trabalhando estrategicamente para o desenvolvimento da rede municipal de ensino.

Aos nossos educadores, nosso reconhecimento e gratidão pela bonita história que escrevem diariamente na vida de nossos estudantes. Também não podemos deixar de reconhecer a notável competência de cada técnico e formador pedagógico da SEMED, que merecem respeito e admiração. Parabéns a todos os envolvidos na arte de educar! Não apenas pelos resultados do SPAECE, IDEB ou SMAEF, mas por cada dificuldade superada e por darem o melhor de si para prover o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional de nossos servidores e alunos.

Nós acreditamos, aplaudimos e defendemos os profissionais que transformam vidas por meio da educação. Não queremos estar à frente ou atrás, mas ao lado de cada um(a) através da escuta, diálogo e trabalho em equipe, como temos feito. Respeitando os princípios democráticos, a SEMED sempre acolherá as críticas construtivas, julgando desnecessárias, inadequadas e inaceitáveis todas e quaisquer iniciativas que tenham por fim apequenar as conquistas de toda a rede de ensino e que afetem a reputação de nossos profissionais.

A educação, bem maior, é o legado que podemos deixar aos nossos alunos e deve estar acima de todo e qualquer interesse pessoal. O propósito que orienta nosso trabalho é o de educar, cuidar e alimentar sonhos, por isso continuaremos trabalhando sem medir esforços a fim de que nossa educação floresça e deixe seu cheiro impregnado em todos os que estão envolvidos no processo!

Russas, 20 de maio de 2019.

SEMED



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO