Russas partcipou da Oficina de Regionalização de Turismo realizada em Fortaleza


11/05/2019 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

O Governo Municipal de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, participou nesta sexta-feira (10/05) da Oficina de Regionalização do Turismo que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo – SETUR, teve como objetivo alertar os municípios sobre a importância da adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, que tem por ferramenta de gestão, o mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo.

A Oficina abordou também, a necessidade dos municípios serem facilitadores e trabalharem de forma coletiva, com intuito de unir a sociedade em busca de estratégias de crescimento e desenvolvimento do turismo nas regiões.

Foram apresentados vários Programas do Ministério do Turismo – MTUR, que podem ser fonte de recursos para os projetos dos municípios nas áreas de estruturação, gestão e promoção do turismo nos municípios do Estado do Ceará.

“A participação do município de Russas no seminário é fundamental, principalmente, em razão da atualização do Mapa do Turismo, do Ministério do Turismo, cujo prazo se encerra em julho e só é reaberto novamente daqui a dois anos, sendo este um dos principais critérios para o repasse de verbas federais”, explica o Agente de Desenvolvimento Local, Rafael Rocha, ao falar da importância das oficinas do PRT.

As oficinas seguem as diretrizes preconizadas pela política federal do Ministério do Turismo (Mtur) para elaboração e atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha o fortalecimento da gestão de forma integrada, não apenas com um município isolado, mas com toda a região. O objetivo é fazer o turista permanecer mais tempo nas cidades, a partir de uma rede de atrativos e serviços ofertados pelos municípios.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO