Profissionais da atenção primária recebem incentivo financeiro do Programa Previne Brasil

22/02/2021 - Secretaria de Saúde - ASCOM

Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde do país. Foto: Ascom/Russas

 

Os profissionais da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), receberão incentivos financeiros do Ministérios da Saúde (MS), por meio do Programa Previne Brasil. Este ano, o município foi contemplado com o Programa que tem como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde do país.

O dinheiro será transferido mensalmente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipais de Saúde, durante os 4 primeiros meses de 2021. Russas recebeu o valor de R$ 74 mil reais, que serão rateados com os profissionais de saúde que atuam na atenção primária.

Na manhã de ontem (18), a Câmara de Vereadores aprovou a mensagem enviada pelo prefeito de Russas, Sávio Gurgel, com o valor percentual do rateamento do recurso, ficando da seguinte forma:

SOBRE O PREVINE

Em vigor desde janeiro de 2020, o Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária que leva em conta três critérios para realizar o repasse de incentivos financeiros aos municípios. São eles: cadastro de pessoas, indicadores de saúde (pagamento por desempenho) e credenciamentos dos programas e ações estratégicas (incentivo para ações estratégicas).

O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde do país.

Com informações do MS