Prefeito Weber Araújo inaugurou reforma geral do Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara


25/10/2019 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Cláudio Moura

O prefeito de Russas, Weber Araújo, juntamente com a secretária de cultura, turismo e esporte  Cláudia Lima entregaram a sociedade russana, na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, a reforma geral do Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara e Museu Cultural e Histórico de Russas. Foi uma linda festa, que contou com apresentações artístico-culturais, homenagens, show musical, exposição, Zumba, participação da banda de música Maestro Orlando Leite e Banda Marcial Liduino Pitombeira. .

Os equipamentos públicos passaram por melhorias totais em suas estruturas: elétricas, hidráulicas e estruturais, bem como receberam implantação de jardinagem, tornando-se um espaço aconchegante para receber o público visitante. A obra foi realizada com recursos próprios do Município e custou em torno de R$ 210.000,00 (Duzentos e dez mil reais).

Além da reforma física, o Museu de Russas também passou por transformações em sua estrutura funcional, tornando-se o primeiro da Região a disponibilizar seus serviços por meio da internet e das novas tecnologias. Nas exposições de longa duração, o museu utilizará a ferramenta tecnológica QR Code, que consta de um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado no site do museu. “Cada peça do acervo contará com um QR Code, que ao ser escaneado pelo celular do usuário, trará informações mais detalhadas sobre a história e o significado dessa peça”, explicou o técnico da secretaria de Cultura, Wellison Felipe.

O usuário pode conhecer o Museu de qualquer parte do mundo por meio do endereço eletrônico https://russas.ce.gov.br/museu/.

Já no espaço destinado aos cursos, O Centro Cultual de Russas conta também com a oferta de diferentes atividades. Serão ofertadas aulas de dança, Balé, Capoeira e Karatê, além de outros cursos de curta temporada que deverão acontecer durante todo o ano de 2020.

O vereador Maurício Martins, autor do requerimento para realização da obra, destacou a felicidade de ver o centro Cultural de Russas totalmente requalificado e com bela jardinagem, tornando-se um espaço adequado para que os artistas da terra possam expor seus trabalhos.

A primeira dama Mazé Torquato ressaltou que além da reforma física, que por sinal ficou encantadora, com cores alegres, o espaço passou por readequação funcional, se tornando mais atrativo para receber o público visitante. Ela destacou que a ideia é desenvolver projetos para que o público tenha curiosidade em conhecer e visitar nosso Museu, que torna viva a história de Russas.

O secretário de infraestrutura Rodrigo Bandeira parabenizou o prefeito Weber pela obra, destacando que o investimento feito na área da cultura será um dos grandes legados deixados pela Gestão para a sociedade russana. Ele enfatizou ainda que investir na cultura, no esporte, é fundamental para a formação de cidadãos de bem.

A secretária Cláudia Lima, agradeceu a determinação, empenho e compromisso do Prefeito Weber Araújo, para que a obra se tornasse realidade. Agradeceu o empenho do parlamentar Maurício Martins, e a parceria dos secretários Rodrigo Bandeira (Infraestrutura), Adriane Teixeira (Finanças) e Ana Maria (Educação), fundamentais para a realização desse sonho. Ela destacou também a nova era do Museu de Russas, que a partir de então passa a ser o único do Vale a oferecer seus serviços por meios eletrônicos. Destacou ainda que a cultura de Russas é muita rica, exemplificando com o Grupo de Dança Professor Raimundo Rocha, que atualmente abrilhanta os eventos culturais do Município, quando antes era necessário trazer artistas de fora.

O prefeito Weber Araújo falou da importância de restaurar o Centro Cultural, que passa a ser um espaço totalmente adequado para o desenvolvimento dos projetos culturais ofertados pela Prefeitura.  Sobre o Museu, o Gestor destacou sua fundamental importância, ressaltando que é por meio da cultura que é contada a história de um Município.

O Gestor agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto de recuperação do equipamento e destacou que mesmo em tempos de crise, o município realizou a obra com recursos próprios, certificando o compromisso e responsabilidade da sua Gestão com o dinheiro público.

O Museu de Russas está localizado na Rua Dr. José Ramalho, Centro. Venha nos visitar e conheça um pouco mais da história de Russas.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO