Em reunião no Distar, prefeito firma parceria com o Programa AgroNordeste

Print Friendly, PDF & Email

29/01/2021 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - ASCOM

Prefeito e secretariado do Governo de Russas visitam as instalações e conheceram o funcionamento do projeto irrigado tabuleiro de Russas. Foto: Rodrigo Torres

 

Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, participou de um evento realizado pela pela gerência do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar) com o intuito de apresentar às autoridades o funcionamento, conquistas e desafios do projeto irrigado.

Na oportunidade, o Gerente Executivo do Distar, Aridiano Belk, reforçou a importância do encontro. “Fizemos uma rápida apresentação do perímetro, da grande potencialidade na fruticultura irrigada, no agronegócio da nossa região, do nosso Estado e que 70% desse projeto está dentro da cidade de Russas. Com certeza com esse trabalho em parceria com a prefeitura, nós vamos melhorar a vida dos pequenos agricultores”, comemorou.

Além da apresentação do projeto, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Bombeamento e lotes de plantação de banana, manga, tamarindo doce, goiaba e uva.  

 

AgroNordeste

O município de Russas foi contemplado com ações do programa AgroNordeste, do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região até o final de 2021. Ainda este ano, o programa deverá chegar a 30 territórios em todos a região Nordeste.

O prefeito Sávio Gurgel comemorou mais um benefício em prol dos agricultores de Russas e se comprometeu a fazer as parcerias necessárias em busca de melhorias para o setor.  “Estou hoje como prefeito de Russas, mas sou engenheiro agrônomo e sou apaixonado pelo agronegócio e vejo esse tesouro que estava hibernando. Vamos agora, juntamente com essa equipe técnica e a parceria com o Distar, em busca de recursos para fomentar a nossa economia e transformar o Tabuleiro de Russas em um dos maiores perímetros irrigados do Nordeste”, afirmou o prefeito. 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos parceiros do AgroNordeste em toda a região. O serviço ajudará a capacitar pequenos produtores, reduzindo as diferenças entre o segmento e a agricultura industrial.

“Queremos que essa atividade ganhe competitividade por meio da adoção de técnicas de produção, o aumento da produtividade, redução de custo e principalmente agregar culturas que tenham grandes mercados e gerem empregos”, explicou o analista de negócios do Sebrae, Lucídio Nunes. 

Em Russas, o Programa irá atender 120 produtores, divididos em 3 atividades: Fruticultura (60), Apicultura (30) e Ovinocaprinocultura (30). O AgroNordeste é voltado para os pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção e consiste em capacitação tecnológica e de gestão aos beneficiários.   

Também acompanharam o encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Ari Célio Mendes; o secretário de Governo de Russas, Dr. Zilzo Evangelista; a articuladora do Sebrae, Wandrey Pires; o secretário Adjunto de Governo, Francisco Martins Dantas; o coordenador de Gabinete da secretaria de Planejamento, Rafael Rocha e o Presidente da Câmara de Russas, Sargento Girleudo.

Prefeito de Russas e autoridades do município estiveram em encontro organizado pela Gerência do Distar. No momento também foi discutido parcerias para o Programa AgroNordeste. Foto: Rodrigo Torres.



ACESSO RÁPIDO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support