Em reunião no Distar, prefeito firma parceria com o Programa AgroNordeste

29/01/2021 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - ASCOM

Prefeito e secretariado do Governo de Russas visitam as instalações e conheceram o funcionamento do projeto irrigado tabuleiro de Russas. Foto: Rodrigo Torres

Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, participou de um evento realizado pela pela gerência do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas (Distar) com o intuito de apresentar às autoridades o funcionamento, conquistas e desafios do projeto irrigado.

Na oportunidade, o Gerente Executivo do Distar, Aridiano Belk, reforçou a importância do encontro. “Fizemos uma rápida apresentação do perímetro, da grande potencialidade na fruticultura irrigada, no agronegócio da nossa região, do nosso Estado e que 70% desse projeto está dentro da cidade de Russas. Com certeza com esse trabalho em parceria com a prefeitura, nós vamos melhorar a vida dos pequenos agricultores”, comemorou.

Além da apresentação do projeto, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Bombeamento e lotes de plantação de banana, manga, tamarindo doce, goiaba e uva.

AgroNordeste

O município de Russas foi contemplado com ações do programa AgroNordeste, do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural da região até o final de 2021. Ainda este ano, o programa deverá chegar a 30 territórios em todos a região Nordeste.

O prefeito Sávio Gurgel comemorou mais um benefício em prol dos agricultores de Russas e se comprometeu a fazer as parcerias necessárias em busca de melhorias para o setor.  “Estou hoje como prefeito de Russas, mas sou engenheiro agrônomo e sou apaixonado pelo agronegócio e vejo esse tesouro que estava hibernando. Vamos agora, juntamente com essa equipe técnica e a parceria com o Distar, em busca de recursos para fomentar a nossa economia e transformar o Tabuleiro de Russas em um dos maiores perímetros irrigados do Nordeste”, afirmou o prefeito.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um dos parceiros do AgroNordeste em toda a região. O serviço ajudará a capacitar pequenos produtores, reduzindo as diferenças entre o segmento e a agricultura industrial.

“Queremos que essa atividade ganhe competitividade por meio da adoção de técnicas de produção, o aumento da produtividade, redução de custo e principalmente agregar culturas que tenham grandes mercados e gerem empregos”, explicou o analista de negócios do Sebrae, Lucídio Nunes.

Em Russas, o Programa irá atender 120 produtores, divididos em 3 atividades: Fruticultura (60), Apicultura (30) e Ovinocaprinocultura (30). O AgroNordeste é voltado para os pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção e consiste em capacitação tecnológica e de gestão aos beneficiários.

Também acompanharam o encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Ari Célio Mendes; o secretário de Governo de Russas, Dr. Zilzo Evangelista; a articuladora do Sebrae, Wandrey Pires; o secretário Adjunto de Governo, Francisco Martins Dantas; o coordenador de Gabinete da secretaria de Planejamento, Rafael Rocha e o Presidente da Câmara de Russas, Sargento Girleudo.

Prefeito de Russas e autoridades do município estiveram em encontro organizado pela Gerência do Distar. No momento também foi discutido parcerias para o Programa AgroNordeste. Foto: Rodrigo Torres.