Em reunião com prefeitos e o Governador, prefeito de Russas cobra UTI’s para o município.

Print Friendly, PDF & Email

24/03/2021 - Destaque - ASCOM

(À esq.) Ivonete Vieira, Sec. Adjunta; Kelly Leitão, Sec. de Saúde; Prefeito Sávio Gurgel durante a reunião virtual com o Governador Camilo Santana. Fotos: Elle Freitas

 

Durante a tarde de ontem (23) o prefeito Sávio Gurgel, participou de uma reunião on-line com os prefeitos da Macrorregião de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe e o Governo do Estado, para tratar de ações de combate ao Coronavírus. O prefeito aproveitou o momento para cobrar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o município.

O prefeito também cobrou respiradores e medicamentos, incentivos para salvar o comércio diante do lockdown, além de solicitar uma visita técnica da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), para que sejam implantadas UTI’s no município.

O prefeito Sávio Gurgel informou que o Governador juntamente com o Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, disseram durante a reunião, que até o final desta semana irá agendar uma visita da Secretaria à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e ao hospital, para ver a possibilidade de o município receber UTI, como outros 18 já tiveram as unidades instaladas. “Fiquei muito feliz, o Governador ouviu bem a minha solicitação, espero que essa semana ainda a gente seja contemplado com a visita do Governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Fornecimento de oxigênio

O prefeito também informou que vem mantendo contato com o presidente da Aprece, Júnior Castro, sobre os desafios em manter o abastecimento de oxigênio diante do aumento da demanda. “Pegou a gente de surpresa, mas tomei a frente disso junto com a fornecedora e graças a Deus hoje o município está tranquilo e acredito que durante essa semana vamos ter a normalidade”, afirmou.

Sávio também antecipou que o município já fez a cotação para comprar uma usina de oxigênio hospitalar. “Eu já cotei uma usina de oxigênio para o município, para ser instalada na UPA e está faltando só a disponibilidade. Se tiver disponibilidade que atenda as nossas necessidades, o município vai comprar uma usina de oxigênio”, reforçou.

Aumento de leitos de enfermaria

Sobre o atendimento para os casos de Covid que necessitam de internação, o prefeito informou que aumentou o número dos leitos de enfermaria de 07 para 15 leitos na UPA e 18 para 24 leitos no hospital.  “Estamos na capacidade máxima, nós contratamos mais médicos pra UPA como também a parceria com o hospital, graças a Deus a prefeitura com suas economias tem recurso para disponibilizar, fizemos uma parceria por três meses por 408 mil, já pagamos a primeira parcela de R$ 136.000,00 e queremos dedicar a atenção total para saúde enquanto tiver esse agravamento do nosso município”, explicou.

Vacinas

O prefeito destacou que o município se prepara para adquirir vacinas e acelerar a imunização no município. “Estamos batalhando para adquirir logo 10 mil vacinas da Sputinik V, com recursos próprios e com muita luta, muita determinação e muita fé em Deus, espero que o nosso município logo chegue a nossa normalidade, para que o comercio volte a funcionar normalmente e termos uma vida tranquila”, complementou.

Sávio ainda pediu apoio da população para respeitar as medidas sanitárias que visam achatar a curva de contaminação por Covid-19 em Russas.

Participaram da reunião além do prefeito Sávio Gurgel, os prefeitos dos municípios que compõem a Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe; a Superintendente da Região de Saúde, Meire Nascimento; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece, Júnior Castro; o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto; a vice-governadora, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; e o Governador Camilo Santana.



ACESSO RÁPIDO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support