Em reunião com prefeitos e o Governador, prefeito de Russas cobra UTI’s para o município.

24/03/2021 - Destaque - ASCOM

(À esq.) Ivonete Vieira, Sec. Adjunta; Kelly Leitão, Sec. de Saúde; Prefeito Sávio Gurgel durante a reunião virtual com o Governador Camilo Santana. Fotos: Elle Freitas

Durante a tarde de ontem (23) o prefeito Sávio Gurgel, participou de uma reunião on-line com os prefeitos da Macrorregião de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe e o Governo do Estado, para tratar de ações de combate ao Coronavírus. O prefeito aproveitou o momento para cobrar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o município.

O prefeito também cobrou respiradores e medicamentos, incentivos para salvar o comércio diante do lockdown, além de solicitar uma visita técnica da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), para que sejam implantadas UTI’s no município.

O prefeito Sávio Gurgel informou que o Governador juntamente com o Secretário de Saúde, Dr. Cabeto, disseram durante a reunião, que até o final desta semana irá agendar uma visita da Secretaria à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e ao hospital, para ver a possibilidade de o município receber UTI, como outros 18 já tiveram as unidades instaladas. “Fiquei muito feliz, o Governador ouviu bem a minha solicitação, espero que essa semana ainda a gente seja contemplado com a visita do Governo do Estado”, afirmou o prefeito.

Fornecimento de oxigênio

O prefeito também informou que vem mantendo contato com o presidente da Aprece, Júnior Castro, sobre os desafios em manter o abastecimento de oxigênio diante do aumento da demanda. “Pegou a gente de surpresa, mas tomei a frente disso junto com a fornecedora e graças a Deus hoje o município está tranquilo e acredito que durante essa semana vamos ter a normalidade”, afirmou.

Sávio também antecipou que o município já fez a cotação para comprar uma usina de oxigênio hospitalar. “Eu já cotei uma usina de oxigênio para o município, para ser instalada na UPA e está faltando só a disponibilidade. Se tiver disponibilidade que atenda as nossas necessidades, o município vai comprar uma usina de oxigênio”, reforçou.

Aumento de leitos de enfermaria

Sobre o atendimento para os casos de Covid que necessitam de internação, o prefeito informou que aumentou o número dos leitos de enfermaria de 07 para 15 leitos na UPA e 18 para 24 leitos no hospital.  “Estamos na capacidade máxima, nós contratamos mais médicos pra UPA como também a parceria com o hospital, graças a Deus a prefeitura com suas economias tem recurso para disponibilizar, fizemos uma parceria por três meses por 408 mil, já pagamos a primeira parcela de R$ 136.000,00 e queremos dedicar a atenção total para saúde enquanto tiver esse agravamento do nosso município”, explicou.

Vacinas

O prefeito destacou que o município se prepara para adquirir vacinas e acelerar a imunização no município. “Estamos batalhando para adquirir logo 10 mil vacinas da Sputinik V, com recursos próprios e com muita luta, muita determinação e muita fé em Deus, espero que o nosso município logo chegue a nossa normalidade, para que o comercio volte a funcionar normalmente e termos uma vida tranquila”, complementou.

Sávio ainda pediu apoio da população para respeitar as medidas sanitárias que visam achatar a curva de contaminação por Covid-19 em Russas.

Participaram da reunião além do prefeito Sávio Gurgel, os prefeitos dos municípios que compõem a Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe; a Superintendente da Região de Saúde, Meire Nascimento; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece, Júnior Castro; o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto; a vice-governadora, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, e do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; e o Governador Camilo Santana.