Em evento grandioso, prefeito Weber Araújo entrega moderníssima praça à sociedade russana


01/02/2020 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Cláudio Moura

Em evento grandioso, prestigiado por uma multidão, ocorrido na noite desta sexta-feira, 31 de janeiro, o prefeito Weber Araújo entregou a sociedade russana mais uma grande obra na área do turismo e lazer, a moderníssima Praça Aurino Estácio de Sousa (Praça da Caiçara), construída nas proximidades da Lagoa Caiçara, no bairro Planalto da Bela Vista.

A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença do Deputado Federal Genecias Noronha; primeira dama Mazé Torquato; vice-prefeito Magela Estácio e seus familiares; presidente da câmara vereador Nathizael Gonçalves; Vereadores e Suplentes de Vereadores, lideranças políticas e comunitárias, Secretários Municipais e sociedade russana.

O equipamento foi construído com recursos do Ministério do Turismo, de emenda parlamentar do deputado federal Genecias Noronha, e contrapartida do Município, e custou aproximadamente um milhão de reais. A Praça é composta de uma impecável jardinagem e arborização, bancos de madeira, playground, fonte luminosa, ponte, quiosques, moderna iluminação, caramanchão, rampas de acessibilidade, piso podotátil, estacionamento e ainda o Monumento “As Ruças”. Com toda essa estrutura e avançado padrão de engenharia, o espaço já é considerado o mais bonito da cidade. A obra transformou o que era um terreno baldio em um verdadeiro ponto turístico de Russas, garantindo progresso e opção de lazer a população russana.

Sua estrutura é realmente encantadora, com destaque  para o monumento “As Ruças”, uma escultura composta de 03 éguas cuja finalidade é resgatar a história da origem do nome da cidade, que tem duas versões: A mais popular, que conta que o nome Russas originou-se da cor das éguas de um velho fazendeiro, que nos primeiros anos do povoamento possuía cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça; e a descrita por pesquisadores e historiadores dando conta que o nome da cidade foi originado da existência local de algumas pedras brancas de granito, com partes pintadas de tinta vermelha, que vistas de longe, se assemelhavam às éguas de cor ruça.

Com mais esse belo espaço público, o município de Russas já ganhou a denominação de cidade das praças lindas, pelo fato de possuir tantas praças bonitas, de estruturas modernas e bem cuidadas.

Vale destacar que somente nessas duas gestões o prefeito Weber Araújo já construiu 09 equipamentos dessa natureza, são: Praça da Lagoa da Várzea; do Conjunto Gerardo Matoso (Planalto); Manuel Matoso Filho (Centro); José Antônio da Silva (Zé Bangala) na Lagoa do Toco; Veríssimo Ferreira de Sousa na Lagoa Grande; Luíza Cunha (Catumbela); José Orlando Bezerra Nunes (em frente a AABB); Marcelo Araújo Cordeiro (Centro) e agora Aurino Estácio de Sousa (Planalto).

A nova praça eterniza o nome do saudoso Aurino Estácio de Sousa, por meio de um Projeto de Lei de autoria do vereador Amarílio Ribeiro, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Weber Araújo.

Uma justa homenagem a um cidadão simples, homem do campo, que durante sua vida contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade. Aurino Estácio foi vice-prefeito em 1970 e logo em seguida eleito o 17° prefeito de Russas. Seu governo ocorreu de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977, tendo como grande destaque o equilíbrio das contas públicas, visto que, em uma época de recursos escassos, o então gestor entregou a prefeitura com todas as contas pagas e ainda deixou dinheiro em caixa. Aurino era o pai do atual vice-prefeito Magela Estácio. O ex-prefeito, que também era pecuarista e proprietário rural, nasceu em 5 de junho de 1918, na comunidade de Carpina, e faleceu dia 25 de agosto de 2012, sendo sepultado no cemitério de Jardim de São José.

A jovem médica Anielle Estácio, neta do homenageado, falou em nome da família, e agradeceu ao prefeito Weber Araújo, vereador Amarílio Ribeiro e demais parlamentares de Russas, pela linda e justa homenagem feita ao seu saudoso avô e em seguida fez a leitura da história de vida do ex-prefeito.  Leia: Aurino Estácio de Sousa

A secretária Cláudia Lima destacou a grande mudança que Russas vem sofrendo durante a Gestão do prefeito Weber Araújo, ressaltando que atualmente temos uma cidade renovada, com tantas obras importantes, o que credencia Russas como a cidade mais linda do Vale do Jaguaribe e até do Ceará e Brasil.. Ela agradeceu ao prefeito Weber, ao deputado Genecias Noronha e ao ex-deputado Adail Carneiro por ajudarem a transformar Russas. Sobre a mais nova Praça, a Gestora ressaltou que era notória a felicidade nos olhos de cada russano, que antes presenciavam um terreno que só servia para depósito de lixo e hoje ao abrir a sua porta, passar por aquele trecho, podem ver um equipamento tão lindo, tão encantador, “isso é Russas transformada” disse a secretária.

O vice-prefeito Magela Estácio agradeceu em nome da família, ao prefeito Weber Araújo, vereador Amarílio Ribeiro e demais vereadores da Câmara por essa tão importante homenagem. Destacando ser muito gratificante ver o nome do seu saudoso pai ser eternizado em um logradouro público tão bonito e moderno,  que vai garantir o lazer para as pessoas do Município.

O Deputado Federal Genecias Noronha ressaltou que cada vez que vem a Russas percebe uma mudança, uma transformação, isso graças a dedicação que o prefeito Weber Araújo tem a cidade de Russas, o que lhes credencia como melhor prefeito do Vele do Jaguaribe e um dos melhores do Estado do Ceará. O parlamentar ressaltou que é impressionante o amor e a dedicação que o gestor tem a sua terra, talvez até maior do que a sua própria casa, isso comprovado pelo fato de já está no último ano do seu quarto mandato e parece que iniciou agora sua gestão, por tamanha vontade de trabalhar pelo seu povo.

Sobre a nova praça, Genecias disse está feliz assim como o povo russano, pela entrega oficial da praça à população, que a partir de então terá um espaço para caminhar, bater papo e ter um pouco de conforto. Ele destacou que a obra valorizou uma área que antes era esquecida e servia somente para acumular lixo, ressaltando que o olhar especial do Gestor Weber transformou aquele local em um espaço totalmente de luxo. Genecias aproveitou para dizer que já garantiu recursos para mais duas grandes obras em Russas: A urbanização da Lagoa Caiçara e pavimentação da Rua Cônego Agostinho.

O prefeito Weber disse está muito emocionado e feliz por entregar uma praça tão bonita e encantadora a população russana, destacando que onde anteriormente era um terreno que funcionava como um verdadeiro depósito de lixo foi edificado um equipamento tão moderno e tão importante para a população russana. Ele aproveitou para destacar o monumento “As Ruças”, que além de trazer um diferencial ao equipamento, tem como principal finalidade resgatar a história da origem do nome de Russas.  Weber ressaltou que obras como essa, que promovem a verdadeira renovação de Russas, só são possíveis graças ao trabalho do deputado Federal Genecias Noronha e citou ainda o ex-deputado Adail Carneiro, e o deputado estadual Zezinho Albuquerque, que também tem destinado recursos para que o Município continue no rumo do progresso.

Sobre a denominação do espaço púbico, ele ressaltou que desde o início já pensava em homenagear o saudoso ex-prefeito Aurino Estácio, e logo que o Projeto de Lei foi aprovado e encaminhado ao seu gabinete, foi imediatamente sancionado, garantindo assim uma justa homenagem a um cidadão russano que tanto fez pelo desenvolvimento do Município.

O evento contou também com queima de fogos de artifício e show musical de Luis Marcelo e Gabriel, que fez a multidão cantar e dançar.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO