ECONOMIA|Com desemprego em alta, número de MEIs cresce em todo o Brasil, Russas ultrapassa 2 mil


19/06/2019 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Cláudio Moura

O número de microempreendedores individuais (MEIs) no município de Russas ultrapassou neste ano a marca de 2 mil, fechando maio com 2.148 cadastros, segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal.

O programa, que em 2019 completa 10 anos, foi lançado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, a um baixo custo.

Segundo os números do IBGE, o desemprego atinge atualmente mais de 13 milhões de brasileiros, o que tem contribuído para o aumento do número recorde de trabalhadores por conta própria, categoria que inclui os MEIs.

O aumento do desemprego está empurrando cada vez mais pessoas para o empreendedorismo. Só nos primeiros cinco meses deste ano 157 pessoas se registraram como MEI (Microempreendedor Individual), segundo levantamento da Sala do Empreendedor de Russas.

O avanço na formalização reflete a necessidade do brasileiro de buscar novas fontes de renda em meio a um cenário de desemprego recorde, alta na inflação e perda de confiança. “O ‘empreendedorismo por necessidade’ tem ganhado cada vez mais relevância, por isso, é importante que o MEI busque alternativas e capacitação para que o pequeno negócio alcance o crescimento sustentável”, diz o Agente de Desenvolvimento Local, Rafael Rocha.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO