Dia do Desafio acontecerá nesta quarta (29), Russas enfrentará a cidade de Salvatierre

24/05/2019 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Cláudio Moura

A cidade de Russas mais uma vez irá participar do Dia do Desafio, que será realizado nesta quarta-feira, 29 de maio. O adversário russano será novamente a cidade mexicana de Salvatierre e vencerá o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número possível de pessoas á praticar pelo menos 15 minutos de atividade físico-esportiva. O objetivo principal é incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

A mobilização local é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), que em parceria com as demais secretarias e órgãos municipais, promoverá uma programação especial para incentivar as pessoas a participarem do evento. Diversas atividades, sob a coordenação de profissionais da SECULTE, ocorrerão por todo o dia e a culminância acontecerá no final da tarde, a partir das 18h, no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, quando na oportunidade será promovida a escolha do novo (a) professor (a) de Zumba.

É importante ressaltar, que além da realização das atividades e necessário fazer o registro, que deve ser efetuado na Coordenação de Esporte, no Prédio da Prefeitura, ou através dos telefones: (88) 9 9927 4433 ou (88) 9 9815 5257.

Dia do Desafio

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição. Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta disputa. A ação mundial existe para, por meio da integração e cooperação entre as cidades, incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo. Além disso, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA), e com a realização das prefeituras municipais.

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018 para uma competição trienal que segue até 2020. Ou seja, este ano elas continuam parceiras na disputa e seguem somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. Além do desafio entre cidades, cada dupla entra, unida, na classificação do ranking Cidade + Cidade. Este contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios, e é atualizado a cada ano, estimulando a troca de boas práticas entre eles para que, juntos, alcancem um melhor resultado global.

Confira abaixo a programa do Dia do Desafio em Russas:

MANHÃ

• ACADEMIAS
  • ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS
  • ESCOLINHAS DE BASE DO MUNICÍPIO

NOITE

• CONCENTRAÇÃO ÀS 18H NA LAGOA DA CAIÇARA.

AULA DE ALONGAMENTO

ACADEMIAS CONVIDADAS

ESCOLHA DO NOVO PROFESSOR DE ZUMBA.