Russas terá Parque industrial para fabricação de pomadas, cremes e suplementos, além de produtos à base de leite de cabra e água de coco

30/04/2021 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - ASCOM

Na tarde desta quinta-feira (29/04), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel e o deputado estadual Salmito Filho, anunciaram a assinatura da carta de intenções para a instalação de quatro indústrias da empresa norte-americana Amazon Rainforest Products LLC no Distrito do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar).

A iniciativa visa a implantação de um parque industrial para a fabricação de pomadas, cremes, suplementos e produtos à base de leite de cabra em pó e de água de coco em pó, com o nome de Bluedot Indústria Farmacêutica & Biotecnologia.

As áreas a serem implantadas para a produção de insumos são: uma unidade de liofilização de água de coco para a produção de insumo para as áreas de suplementação alimentar e fármaco e uma usina para beneficiamento dos resíduos do coco, como a preparação de briquetes da casca do coco (endocarpo) e da palha (mesocarpo).

Na área fármaco, será implantada uma unidade de preparação de nutrição enteral e parenteral contendo a água de coco em pó como insumo-base e o leite de cabra.

Para o deputado Salmito, que há algum tempo vem articulando essas instalações juntamente com o prefeito Sávio Gurgel e com o apoio do governador Camilo Santana, essa é uma notícia muito boa. “Conquistamos essa carta formal de intenção desse grupo de investidores. Essa indústria necessitará de mais três outras para complementar a cadeia produtiva dos produtos que irão sair do Ceará para o mundo, principalmente para os EUA e México, tendo como fonte de matéria-prima produtos do nosso semiárido, do nosso sertão. É uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, que serão fortalecidos de forma sustentável”, comemorou o deputado.

A empresa oferecerá 234 empregos diretos nas unidades fabris e ampliará a produtividade de leite de cabra, bem como do coco verde. Segundo o deputado, a partir dos empregos criados, a empresa irá agregar valor à economia do município através da qualidade dos produtos e da tecnologia desenvolvida. Para ele, esse complexo irá estimular e fortalecer a produção tecnológica da Universidade Federal do Ceará -UFC, o polo universitário que já existe no município e também as cadeias produtivas da caprinocultura leiteira, da água de coco, da apicultura e de outras espécies da fruticultura.

“Agradeço ao deputado Salmito e à equipe que contribuiu para que pudéssemos mostrar o potencial de Russas, principalmente na área medicinal, dentre outros”, disse o prefeito Sávio Gurgel, entusiasmado com a conquista.