Prefeitura e SUDENE realizaram evento para discutir desenvolvimento econômico do município de Russas

04/06/2021 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Nathan Moura

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, realizaram na manhã desta sexta-feira, 04 de junho, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, um evento, que teve como tema: “SUDENE: Incentivos Fiscais, Investimentos e Desenvolvimento”. O encontro teve como finalidade discutir sobre projetos, recursos e desafios, visando a promoção do desenvolvimento econômico do município de Russas e área de atuação da Sudene.

O evento contou com as presenças do prefeito Sávio Gurgel, primeira dama Adryana Santiago, Diretor de planejamento da Sudene Raimundo Gomes de Matos, Deputado Estadual Salmito Filho, gerente executiva de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste Francisca Geanea Gomes, representante do Banco do Brasil Sr. Cléber Nogueira, SEBRAE, entre outras autoridades locais.

O prefeito Sávio Gurgel destacou ser muito importante para Russas a presença da Sudene, que por meio de seu Diretor, veio somar parceria e disponibilizar oportunidades para ajudar o Município a crescer economicamente. O gestor destacou o grande potencial econômica de Russas principalmente no agronegócio, citando o Tabuleiro de Russas e a agricultura familiar, que com parcerias e incentivos, contribuirão para que a cidade se torne uma das melhores do Ceará em potencial econômico. “Toda parceria é importante, eu acho que sozinho não vai para lugar nenhum, então temos que unir forças em prol de Russas porque assim seremos um celeiro de oportunidades”. Pontuou o Prefeito.

O Diretor da Sudene, Raimundo Gomes de Matos, ressaltou que a vinda da Superintendência a cidade de Russas, se deu através da iniciativa do prefeito em buscar parceria e aproximação dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Sendo assim, a Sudene veio com o intuito de dialogar com os empresários e mostrar as alternativas disponíveis para fazer a retomada do desenvolvimento sócio econômico do Estado do Ceará e Município de Russas.

O secretário de desenvolvimento econômico, Ari Célio falou da importância do evento, destacando que a vinda da Sudene a Russas, torna-se um divisor para o desenvolvimento da economia local. “A relevância de você ter a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste aqui, através do seu Diretor, que veio para apresentar as políticas de incentivos fiscais, os recursos, as linhas de financiamento, o que já é possível o produtor hoje, ou o dono de um negócio, pegar em termo de incentivo, que já existe, que ele está desperdiçando, então esse talvez seja o marco mais importante”. Disse o Secretário.

O evento marcou o início de uma parceria mais próxima entre os Governos Municipal e Federal para fomentar o desenvolvimento do município.

Todos os protocolos de saúde e as medidas sanitárias de prevenção a covid-19 foram tomadas para a realização deste evento, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.