Irmã Maria da Graça



irma-maria-da-graca

AFUÁ,MUNICÍPIO LOCALIZADO NA EXTREMIDADE NORTE-OCIDENTAL, DA ILHA DE MARAJÓ NO ESTADO DO PARÁ, HOJE COM APROXIMADAMENTE 45 MIL HABITANTES, É O BERÇO DE NASCIMENTO DA MENINA QUE MAIS TARDE SERIA BATIZADA DE MARIA E LOGO DEPOIS REGISTRADA COM O NOME DE MARIA NAZARETH DA ROCHA.

 
DE FORMAÇÃO CRISTÃ, TEMPOS DEPOIS, SE ENTREGRAVA TOTALMENTE A JESUS CRISTO E TALVEZ POR INFLUÊNCIA DA OBRA DO PADRE JÚLIO MARIA DE LOMBAERD, ENTRAVA NA ORDEM DAS CORDIMARIANAS, ONDE RECEBEU OUTRO NOME DE BATISMO DE IRMÃ MARIA DA GRAÇA.

 
COMO RUSSAS TINHA UMA CASA DA ORDEM, NO ANO DE 1948 AQUI CHEGAVA, TENDO PERMANECIDO TODA SUA VIDA, AQUI NA NOSSA UNECIM – A UNIDADE EDUCACIONAL CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA, À ÉPOCA PATRONATO QUE ACOLHEU-A OU QUE ELA ACOLHEU COMO SUA ÚNICA CASA NA CONGREGAÇÃO, NESTES SESSENTA E CINCO ANOS DE DEDICAÇÃO – À IGREJA – À EDUCAÇÃO – À RUSSAS – AO POVO DE RUSSAS– A ESTA CASA CORDIMARIANA COM TODAS ESTAS FREIRAS QUE COM ELA DIVIDIRAM O TRABALHO PARA TANTOS JOVENS ACOLHIDOS, FORMADOS, SEGUIDORES DE SEU EXEMPLO E QUE PARA MUITOS ERA SÍMBOLO DE UMA SEGUNDA MÃE.

POR TUDO QUE IRMÃ DA GRAÇA REPRESENTOU EM VIDA, É MUITO POUCO O QUE RUSSAS PODE FAZER POR ELA.

weber no velorio irmã da graça

ENTRETANTO, NA QUALIDADE DE PREFEITO TOMEI AS SEGUINTES DECISÕES:
1) DECRETAR LUTO OFICIAL NO MUNICÍIO POR TRÊS DIAS;

2) SUGERIR À CÂMARA DE VEREADORES, O “BATISMO” DESTA ARTÉRIA QUE MARGEIA A UNECIM, HOJE DENOMINADA DE TRAVESSA VINTE E CINCO DE AGOSTO, EM RUA IRMÃ MARIA DA GRAÇA – LOCAL DA ÚLTIMA PASSAGEM DE SEU CORPO NESTA TERRA DE DOM LINO;// RUA ONDE OS PORTÕES DA UNECIM ACOLHEM OS NOSSOS JOVENS PARA O SABER E FORMAÇÃO;// RUA QUE COMEÇA NO CEMITÉRIO BOM JESUS DOS AFLITOS, MORADA ETERNA DE SEUS RESTOS MORTAIS;// RUA QUE TERMINA NO FUTURO CAMPUS DA UFC EM RUSSAS – QUE TERÁ SUAS OBRAS INICIADAS BREVEMENTE, NUMA ÁREA QUE A IRMÃ DA GRAÇA SEMPRE DEFENDIA COMO A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE NOSSOS JOVENS. // TUDO ISTO É COMO SE ELA EM SUA MORADA ETERNAESTIVESSE COM O OLHAR FIXO NA MESMA DIREÇÃO PARA ESTA GRANDE OBRA, SEM ESQUECER QUE DA AVENIDA DOM LINO ATÉ A RUA MONSENHOR JOÃO LUIZ AO SEULADO ESQUERDO,ESTÁ O SEU BERÇO TERRENOADOTADO EM RUSSAS – A UNECIM.

3) LUTAR PARA BATIZAR DE IRMÃ MARIA DA GRAÇA UM ENTRE OS GRANDES EMPREENDIMENTOS NA ÁREA DA EUDUCAÇÃO EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO DE RUSSAS.
AO TERMINAR MINHAS PALAVRAS QUERO LEVAR MINHAS CONDOLÊNCIAS A TODA FAMÍLIA CORDIMARIANA (FREIRAS– PROFESSORES – FUNCIONÁRIOS – ALUNOS – FAMÍLIAS – EX-ALUNOS E A TODOS OS RUSSANOS,QUE COMO EU TAMBÉM) SENTEM PELA PARTIDA DA IRMÃ MARIA DA GRAÇA.

POR FIM, APRESENTO UMA CITAÇÃO DE CORA CORALINA QUE DIZ: O QUE VALE NA VIDA NÃO É O PONTO DE PARTIDA E SIM A CAMINHADA.// CAMINHANDO E SEMEANDO, NO FIM TERÁS O QUE COLHER.
IRMÃ DA GRAÇA, COLHA A PARTIR DESTA TUA PARTIDA O QUE SEMEASTE EM TUA VIDA, ESPECIALMENTE EM RUSSAS.
“REQUIESCAT IN PACE”.

Raimundo Weber de Araújo

Prefeito Municipal de Russas

ACESSO RÁPIDO