TCE realiza em Russas evento de capacitação de gestores do Vale do Jaguaribe


08/05/2018 - Secretaria de Finanças - Cláudio Moura

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), por meio do Programa TCEduc – Formação e Aprimoramento da Gestão, realiza nesta terça-feira, 08 de maio, na cidade de Russas, uma importante capacitação de gestores, servidores públicos e sociedade civil das cidades do Vale do Jaguaribe com o intuito de fomentar o desenvolvimento da gestão pública e o incentivo ao controle social. Saindo de Russas, a caravana do TCeduc seguirá para Quixadá, quando realizará o mesmo evento nesta quinta (10).

O programa é desenvolvido pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do Tribunal, e vem sendo promovido em todas as regiões do estado do Ceará, estimulando gestores, servidores públicos estaduais e municipais, dos poderes Executivo e Legislativo, também os estudantes do Interior, ao conhecimento nas áreas de licitações e de aplicação dos recursos públicos.

Em Russas, a capacitação acontece em dois locais distintos; a turma I no Centro Vocacional Tecnológico, com o curso: Qualificação de Gestores Escolares na Aplicação de Recursos Públicos, e a turma II na Escola Profissionalizante Walquer Cavalcante Maia com o curso: Aspectos Relevantes da Licitação sob o Enfoque do Tribunal de Contas.

O Prefeito de Russas, Weber Araújo, participou da abertura do evento, ressaltando a grande importância da capacitação na promoção do conhecimento sobre o desenvolvimento da gestão pública e principalmente na área de aplicação dos recursos públicos. O prefeito enalteceu a iniciativa do Tribunal de Contas de levar para todas as regiões do Estado um Programa de tão relevante importância para o desenvolvimento da administração pública.

Na avaliação do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edilberto Pontes, quando o trabalho do Tribunal é visto, a sociedade fica mais confiante e participativa. “Essa parceria é extremamente proveitosa. Quanto mais próximo do cidadão, maior será a legitimidade do Tribunal, presente em todo o interior do Estado, com ações de capacitação, fiscalização e monitoramento”.

O diretor-presidente do IPC, conselheiro decano Alexandre Figueiredo, ressalta que a constante necessidade de capacitação dos gestores públicos, atrelada ao compromisso da Corte de Contas no incessante processo de qualificação e melhoria da administração pública, motivaram a Escola de Contas do TCE a conceber o TCEduc. O programa fomenta o desenvolvimento da administração pública, gestão escolar e o aprimoramento do controle social, contemplando três eixos de atuação do Tribunal de Contas.

O programa engloba o Agente de Controle, que visita as instituições de ensino médio e superior, com apresentação de palestras sobre as ações desenvolvidas pelo TCE no controle dos gastos públicos. Durante as apresentações, os estudantes conhecem mecanismos para contribuir com a fiscalização e melhor aplicação dos recursos públicos. Esse processo fortalece o controle social.

Programa

O programa teve início no Cariri e Centro-Sul, nas sedes de Juazeiro do Norte, em 20 de fevereiro; e Iguatu (22), alcançando mais de 1.100 participantes de 43 municípios circunvizinhos. No início de abril, dia 3, foi a vez de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, e, dois dias depois, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A participação de gestores e estudantes totalizou 1.159 pessoas de 40 municípios envolvidos.

Após a realização da terceira etapa, em maio, serão 119 municípios contemplados, o que corresponde a 65% do Ceará. Entretanto, a programação do TCEduc, neste semestre, pretende contemplar dez visitas ao Interior, em cidades-polo, que concentrarão representações de municípios vizinhos, garantindo a qualificação dos administradores e profissionais das 184 cidades do Estado.

Segundo as informações do TCE, ainda estão previstos os seguintes encontros: Baturité (29/5), Acaraú (5/6), Itapipoca (7/6) e Maracanaú (13/6).



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO