Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde e CONDEMA’s foi realizado em Russas

28/09/2017 - Secretaria de Meio ambiente - Cláudio Moura

Com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem a frente o secretário Sávio Santiago, e realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, aconteceu na manhã da quarta-feira, 27 de setembro, no auditório da CREDE 10, em Russas, o XII Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde (PSMV) e CONDEMA’s

O evento foi ministrado por técnicos da SEMA e contou com a participação, além da cidade sede, representantes dos municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Ibicuitinga, Jaguaruana, Palhano e Quixeré. O encontro será realizado em 16 cidades sedes. Desde o dia 11 de setembro, até 10 de novembro a equipe do Governo cumprirá a agenda dos Seminários.

O Seminário reuniu representantes das secretarias municipais, da Câmara Municipal, do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CONDEMA, equipe da Secretaria Municipal do Meio ambiente, entre outros.

Durante o encontro aconteceram palestras sobre: Metodologia da Certificação do Selo Município Verde – 12ª Edição, CONDEMA’s e Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), momento para orientação sobre o Formulário de Avaliação – período 2016/2017 e debates.

O  objetivo do Seminário foi orientar e capacitar os gestores e técnicos municipais a metodologia do PSMV, ao processo de avaliação para a certificação da 12ª Edição no período 2016/2017 e apoiar a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA’s), já criados.

Participaram da solenidade de abertura do seminário, o prefeito Weber Araújo; primeira dama Mazé Torquato; secretário municipal do meio ambiente Sávio Santiago; secretária de cultura e turismo Cláudia Lima, secretário de infraestrutura Rodrigo Bandeira e secretária de finanças Adriane Teixeira.

Selo Verde

O Selo Município Verde é um programa de Certificação Ambiental pública que identifica, a cada dois anos, as prefeituras cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

O PSMV foi instituído em 2003 pela Lei Estadual n° 13.304 e integra os programas estratégicos do Governo do Estado do Ceará, objetivando o fortalecimento do Sistema Estadual e Municipal do Meio Ambiente e das políticas públicas voltadas ao meio ambiente na Gestão Ambiental dos municípios.