Secretária de Saúde realiza trabalho itinerante na comunidade do Peixe


06/06/2013 - Secretaria de Saúde - David Oliveira

Na noite de ontem (05), a secretária municipal de saúde, Ivonete Vieira, participou de uma reunião com moradores do distrito de Peixe para debater assuntos relacionados à saúde da comunidade. O encontro que aconteceu no salão comunitário São Sebastião, contou com a participação do Presidente da Associação Comunitária do Peixe, Sr. Chico Paulo, do Secretário de Articulação Política, Chico Aurino, além dos assessores e autoridades políticas.

A secretária foi muito bem recebida pelos moradores, que aproveitaram o momento para reivindicarem ações imediatas que possam melhorar o atendimento da saúde no distrito de Peixe. Os moradores solicitaram a ampliação do atendimento médico na comunidade de 1 para 2 dias na semana, o que seria suficiente para atender a demanda do distrito, que conta com mais de 500 famílias. Além da falta de alguns exames e em alguns momentos a falta de ambulância na localidade.

De forma bastante clara, a secretária informou que está buscando junto ao Ministério da Saúde, uma unidade móvel de atendimento odontológico, e frisou que o distrito de Peixe, mesmo com poucos médicos, tem atendimento médico e poderá ampliar esse atendimento conforme a solicitação da comunidade. Ivonete ressaltou a importância da comunidade participar do Conselho Local de Saúde, para que um membro da própria comunidade amplie o diálogo e leve as solicitações para a secretaria de saúde, além de fiscalizar e orientar as questões da saúde local.

A Secretaria esclareceu que a falta alguns exames médicos e as dificuldades encontradas no Pronto Atendimento estão sendo tratadas como questões urgentes e prioritárias pela secretaria e o poder executivo. De acordo com Ivonete, “devido a precariedade de equipamentos no município para certos exames, se fez necessária uma contratação com um laboratório mais especializado”. Para isso a secretaria tentou fechar um contrato com o Laboratório Oswaldo Cruz, porém a proposta foi rejeitada porque o proprietário não queria contrato e sim, licitação, e para a licitação é necessário 10 dias para publicação em veículos de comunicação e mais 10 dias para homologação, conforme exigido pela lei das licitações, o que tarda até mesmo a compra de medicamentos.

Ivonete ainda explicou as dificuldades encontradas quando assumiu a secretaria. Um dos exemplos citados pela secretária, é o da farmácia popular, que fechou devido dividas de mais de R$ 12 mil deixadas pela gestão anterior. De acordo com Ivonete, a atual gestão está mobilizada para tentar reabrir a Farmácia Popular, com nova e moderna estrutura, ainda esse mês, dependendo apenas da aprovação da empresa responsável FioCruz.

Após anotar todas as solicitações dos moradores, a secretária salientou que o pronto atendimento municipal passará a funcionar no Centro de Saúde Margarida Leandro, pois o mesmo que já conta com uma boa estrutura, passará por algumas reformas para receber tal serviço e melhor atender a população. Ivonte ressaltou que está recebendo apoio do gestor municipal para inaugurar o Pronto Atendimento Municipal até julho, contratar novos médicos (8 na próxima semana), e mais de 2 até julho para aumentar as equipes dos PSF, de 16 para 18. A meta até próximo ano é, renovar toda a frota de ambulâncias e aumentar os PSF’s para 20. O Pronto Atendimento Municipal (PAM) é um projeto inédito no município que vai oferecer qualidade no atendimento.

A secretária se comprometeu a continuar visitando as comunidades e buscar junto com a população soluções para a Saúde de Russas, pois a considera como o bem maior de qualquer pessoa. “Não vou desistir de lutar para melhorar a saúde desse município, estou recebendo apoio do prefeito, e agora busco o apoio da comunidade. A saúde não é interesse político, nem tão pouco de um grupo, e sim de toda à população russana, para isso vou acompanhar de perto as solicitações e exigir da secretaria de saúde prazos e eficiência no atendimento a população”, afirmou.

Ivonete foi aplaudida pelos moradores, e no fim da reunião, convidada a participar de um jantar especial promovido por populares da comunidade.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO