Secretaria de Saúde em parceria com a Faculdade Facene realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa


20/10/2016 - Secretaria de Saúde - Rubens Mesquita

Aproveitando o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade FACENE, estará realizando atividades em alusão ao Outubro Rosa, nesta sexta-feira,  21 de Outubro das 16 as 19 horas, na praça Manoel Matoso Filho (por trás da Igreja Matriz).

Dentre as ações, será realizado:

– Verificação de Pressão Arterial (PA);

– Teste de Glicemia;

– Orientações Nutricionais;

– Circuito Funcional com Educador Fisico;

– Orientação de como fazer o Auto exame da mama;

– Sensibilação sobre o câncer de mama;

– Solicitação de mamografia.

O principal exame de rastreamento do câncer de mama, a mamografia, a principal função do exame é diagnosticar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. Quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento do câncer de mama supera os 90%.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mamana família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.

“O Outubro Rosa  ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio” ressalta Silvana Amorim,  Coordenadora da Atenção Básica/PACS

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO