Secretária de Cultura Cláudia Lima participou de Seminário Junino realizado em Alto Santo


12/11/2017 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

A secretária da Cultura, Esporte e Turismo do município de Russas, Cláudia Lima participou no sábado, 11 de novembro, na cidade de Alto Santo, do Seminário Junino, promovido pelos secretários da cultura do Vale do Jaguaribe numa parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura – SECUL, FEQUAJUCE, FEJUC, APRECE, Comissão Cearense de Folclore, quadrilhas juninas do Vale do Jaguaribe e apoio da prefeitura de Alto Santo..

Na oportunidade foram entregues comendas aos prefeitos e secretários da cultura dos municípios jaguaribanos em reconhecimento e homenagem pelo relevante apoio prestado na realização dos Festivais Juninos, permitindo assim que a cultura popular continue viva e forte no estado do Ceará. Foi entregue também um documento que consta dos itens de apoio das Administrações Municipais para os festivais de 2018.

O evento foi bastante prestigiado, contando com a presença da Sra. Márcia Araújo, representando o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piuba; das entidades: FEQUAJUCE, FEJUC, APRECE e Comissão Cearense de Folclore; Prefeitos: Íris Gadelha (Alto Santo); Glairton Cunha (Jaguaretama), e Joacy Alves (Jaguaribara); Deputado Estadual Dr. Antônio Granja; Vereadores das cidades de Alto Santo, Iracema, Jaguaretama, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte; o Juiz da Comarca de Jaguaruana; o Procurador do município de São João do Jaguaribe; a Mestra das Tradições Juninas, Dona Mazé; a Mestra Dona Francisquinha – Rezadeira; o assessor do vereador Guilherme Sampaio, o Sr. Klístenes Braga; Secretários Municipais da Cultura de Russas, Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Icapuí e Jaguaruana; e todas as quadrilhas juninas do Vale do Jaguaribe, representadas por seus quadrilheiros; com destaque para as quadrilhas de Russas: Bnejamim Constant (Centro), Filhos do Sertão (Jardim de São José), Girassol do Sertão (Flores) e Arraiá do Meu Sertão (Sítio Canto), além da imprensa da Região representada pela TV Jaguar, o CONEXÃO JUNINA, Assessoria de Comunicação de Russas, entre outros.

Foi um momento de grande importância, aonde autoridades e quadrilheiros tiveram a oportunidade de discutir e fomentar temáticas para o fortalecimento da Política Cultural do Ceará, com foco para as tradições juninas, e assim fortalecer e defender a bandeira da Cultura Popular.

Durante o Seminário foi anunciado o Primeiro Encontro Estadual das Quadrilhas Juninas, que vai acontecer no município de Jaguaretama no último final de semana de janeiro de 2018, mais especificamente na sexta, sábado e domingo, com previsão de 500 participantes. As vagas serão distribuídas por região. Em breve serão divulgadas outras informações sobre o evento.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO