Secretária de Cultura Cláudia Lima participou do 3º Fórum Junino – Vale do Jaguaribe 2017


13/03/2017 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

A Secretária de Cultura e Turismo Cláudia Lima representou a Prefeitura Municipal de Russas, no 3º Fórum Junino – Vale do Jaguaribe 2017, realizado no último sábado, 11 de março, no Auditório da Faculdade Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE, aonde já em clima de festa junina foram discutidos diferentes temas visando tornar ainda maior o movimento junino na Região e Estado do Ceará, ressaltando que segundo alguns comentários, dizem que o São João é a maior manifestação da Cultura Popular no País. Há quem diga que é um movimento superior ao Carnaval. A Câmara de Vereadores de Russas também se fez presente, sendo representada pelo vereador Rodolfo Nogueira.

O evento contou com as presenças de 268 participantes, divididos entre: Brincantes de 29 Quadrilhas Juninas, Promotores de Festivais, 12 Secretários Municipais de Cultura (Alto Santo, Ererê, Iracema, Potiretama, Jaguaretama, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaruana e Palhano), além da presença de 02 Prefeitos (Alto Santo e São João do Jaguaribe) 01 Vice Prefeito (Tabuleiro do Norte) e 03 Vereadores (Iracema, Limoeiro do Norte e Russas). Contou também com uma comitiva da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará – FEQUAJUCE, e de uma representante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Segundo os organizadores, esse Fórum Junino foi um marco histórico do Movimento Junino na região.

O 3º Fórum Junino foi dedicado ao Poder Público, em especial ao Poder Público Municipal, para juntos pensar, discutir, e olhar com bons olhos para o Movimento Junino, para as Quadrilhas, e para os Festivais.  “Não é de agora que nós, ligados diretamente a cultura buscamos melhores condições, e mais atenção por parte do Poder Público,” disse o Produtor Cultural Narcélio Francelino. “Não queremos brigar ou reclamar. Estamos aqui, para juntos somar, trilhar novos caminhos e colaborar com o desenvolvimento dos municípios”, disse o também Produtor Cultural e Coreografo Júnior Costa, que está dentro do Movimento Junino ha mais de 20 anos.

Dentro da programação do 3º Fórum Junino, a FERQUAJUCE prestou homenagem a Quadrilha Benjamin Constant de Russas, que está celebrando neste ano, os seus 25 anos de estrada, de dificuldades, mas com certeza de muitas alegrias e conquistas. Também recebeu homenagens da FEDERAÇÃO, o Prefeito Acácio Chaves, do município de São João do Jaguaribe, que apoia o Movimento Junino, e que seu exemplo seja seguido por outros gestores.

Dentre os assuntos debatidos no decorrer do Fórum, foram entregues aos gestores municipais, 13 propostas de apoio ao Movimento Junino da região. Propostas elaboradas de forma coletiva, pelos grupos da região. Foi solicitada a representante da Secretaria da Cultura do Estado, uma revisão no Edital Ceará Junino, para a região do Vale do Jaguaribe. Ampliando o número de vagas das quadrilhas contempladas com este edital. Atualmente são contempladas 03 vagas, e o ensejo é o aumento para 06 vagas, e mais uma Etapa Regional de Festival. Ficando assim duas Etapas Regionais de Festival do Ceará Junino no Vale do Jaguaribe. Afinal neste ano de 2017, teremos 43 Quadrilhas Juninas, espalhadas entre os 17 municípios que compõem a região do Vale do Jaguaribe.

Segundo a Coordenadora de Fomento e Incentivo a Cultura do Estado, a Sra. Márcia Araújo, a região do Vale do Jaguaribe está de parabéns pelo alto nível de organização e articulação do Movimento Junino. Ela disse que é muito importante a participação dos gestores municipais de cultura neste evento.  Já a Presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará – FEQUAJUCE, Dona Fátima Freires, disse que o Vale é uma região rica em cultura, com destaque para a cultura junina. O Vale é referência para o Estado do Ceará no cenário junino. Ela ficou encantada, por ter reunido 29 Quadrilhas Juninas no Fórum, e parabenizou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colaborador da FEQUAJUCE na região, o articulador Narcélio Francelino.

Após o fim das discursões e dos debates, as quadrilhas e os promotores de festivais, permaneceram no Auditório, para ouvir os informes da FEQUAJUCE. E os gestores municipais foram direcionas a uma sala, para uma roda de conversa com a representante da Secretaria da Cultura do Estado. E por volta das 13h aconteceu o encerramento do 3º Fórum Junino – Vale do Jaguaribe.

Informações: Narcélio Francelino – Produtor Cultural



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO