Russas terá o maior parque de energia solar da América Latina

09/01/2013 - Destaque - Prefeitura de Russas

Uma reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (09) entre o prefeito Weber Araújo, o deputado Antônio Bahlman e empresários do ramo da energia solar, traçaram os rumos do que virá a ser em um curto espaço de tempo, o maior parque de energia solar da America Latina.

O empreendimento, cujo principal investidor é a companhia chinesa Astronergy, que vai se responsabilizar por trazer 46 mil painéis solares para o primeiro parque (serão dois), segundo o diretor-geral da EBE, Augusto Rodrigues. Ao todo, o empreendimento demandará um montante que vai variar entre US$ 350 milhões e US$ 400 milhões, além da instalação de uma indústria de painéis solares gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

Os detalhes para a doação do terreno já foram acertados.Na primeira etapa, uma área de apenas 50 hectares será oferecida para a implantação de equipamentos capazes de gerar 10 megawatts. O objetivo é que, nos próximos meses, também seja concedida mais 450 hectares para o levantamento do segundo parque, quando a capacidade total de geração de energia solar será aumentada para 100 megawatts.

Com o projeto completo, o empreendimento promete ser o maior gerador de energia comercial da América Latina, superando o localizado em Tauá. O prefeito e o deputado se dizem otimistas e juntos deverão viajar para a China onde acompanharão projetos no campo da energia solar que são sucesso naquele país.
Além desses pontos positivos, a expectativa é que, daqui a alguns anos mais de 300 empregos especializados sejam ocupados por graduados oriundos do campus da Universidade Federal do Ceará que será construído na cidade.