Russas sediará evento regional que faz parte da Programação de Comemoração da Semana do Meio Ambiente


31/05/2013 - Secretaria de Meio ambiente - Igor Raneelle

O Município de Russas sediará um evento a nível Regional que faz parte da Programação de Comemoração da Semana do Meio Ambiente.  O evento acontecerá no dia 6 de junho no auditório do CVT com a presença do presidente do Conselho de Políticas Públicas do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa.

 

O baixo Jaguaribe receberá três  projetos através do Fundo do Meio Ambiente, através do acordo de Cooperação Financeira celebrado entre a FSA Caixa e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM. Os três projetos chega 2 milhões 441 mil, que será investido na região e que irá melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

 

Na oportunidade serão lançados os seguintes Projetos:


1 – “Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas da Região do Baixo Jaguaribe”, o qual representa um conjunto coordenado de esforços voltados para a utilização responsavelmente eficiente e ambientalmente correta, das matrizes energéticas utilizadas como combustível para a atividade produtiva de tijolos, telhas e demais insumos para a construção civil.

O intuito é apresentar de modo concreto as possibilidades dos ganhos ambientais e econômicos obtidos a partir de um plano de produção sustentável para as indústrias que compõem tão importante atividade produtiva para a região do Baixo Jaguaribe.
As ações propostas neste projeto serão desenvolvidas nos municípios Aracati, Alto Santo, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Tabuleiro do Norte que fazem parte da região do Baixo Jaguaribe.

 

2- Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe, que visa manejar 5.000 ha por meio da implantação dos planos de manejo florestal de uso múltiplo, estabelecendo mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
As estratégias de gestão integrada estão sendo construídos pelo CONPAM e o Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga através das entidades membros: Semace, SDA, SRH, INCRA, IBAMA, FIEC, e entidades do terceiro setor CEPEMA, Asa Branca e Associação Caatinga.

 

Ciente da urgente necessidade da implementação de mecanismos de gestão integrada, nos diversos segmentos envolvendo poder publico, sociedade civil organizada e especificamente as agricultoras e agricultores familiares, residentes em assentamentos de reforma agrária, a nível federal e estadual, é que ressalta-se o caráter de inovação deste projeto.

 

3- Arranjo Produtivo da Carnaúba na região do Baixo Jaguaribe.
O Governo do Estado através do CONPAM vem desenvolvendo uma política de fortalecimento da gestão ambiental junto a entidades sem fins lucrativos com foco na gestão ambiental, incentivando-os a implementarem projetos que visem a melhoria da qualidade ambiental e assim, de forma compartilhada, desenvolver políticas para o fortalecimento e conservação do meio ambiente conforme determina a Lei.

 

O projeto está sendo desenvolvido na Assessoria de Projetos Especiais do CONPAM juntamente com a Associação Cultural dos Artesãos, artistas e produtores rurais de Jaguaruana almejando o fortalecimento de arranjos produtivos de carnaúba, com enfoque em seu manejo, para agregação de renda a agricultores familiares a partir de metodologias participativas, com aproveitamento da cultura local e de forma ambientalmente sustentável.
Estarão presentes neste evento,  Prefeitos e Secretários de Meio Ambiente das cidades de Alto Santo, Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas, Tabuleiro do Norte, Beberibe, Ibicuitinga, Morada Nova, Palhano.
O evento a nível Regional que faz parte da Programação de Comemoração da Semana do Meio Ambiente, tem início previsto para às 18 horas, da próxima quinta-feira, 06, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, localizado na Travessa Pedro Araújo, Bairro Ipiranga (Defronte ao Colégio Liceu), município de Russas.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO