Russas sedia formação sobre Cadastro Ambiental Rural – CAR


03/08/2015 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Igor Raneelle

Tendo em vista a urgente necessidade da regularização ambiental de todos os imóveis rurais, a Prefeitura de Russas, através das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE,  realizou formação de multiplicadores do Cadastro Ambiental Rural – CAR no período de 27 a 31 de julho.

O evento reuniu técnicos e secretários dos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Jaguaruana, Palhano e Russas, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Russas.

Conduzida pela engenheira florestal, Dra. Marcela Mendonça, a palestra objetivou formar multiplicadores para ministrar cursos de capacitação técnica e atendimento aos pequenos proprietários rurais, criando pontos focais do CAR em cada território rural.

O CAR – Cadastro Ambiental Rural tem como objetivo promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Rodrigues, afirma que o CAR é um instrumento de regularização ambiental dos imóveis rurais obrigatório para todos os proprietários de terras rurais. “É através do Cadastro Ambiental Rural que o seu terreno se mantém legal. Por isso é obrigatório para os pequenos, médios e grandes proprietários de terras e produtores rurais”, ressaltou o secretário.

Para se cadastrar no CAR, você pode acessar a internet ou ir até a SEMACE, onde você vai encontrar um técnico para lhe orientar no que for preciso. Mas é muito simples: é só separar os documentos necessários, como CPF, nome, endereço, comprovante de propriedade do terreno, código do        INCRA (apenas se tiver) e área de terra. Além disso, é importante levar toda informação que possa ajudar, como por exemplo: se seu terreno tem área de reserva legal, se está averbada ou não, entre outras.

Entre as vantagens da regularização através do CAR, os proprietários podem receber mudas para auxílio na recuperação de áreas degradadas, segurança jurídica, acesso ao crédito agrícola, isenção de impostos e suspensão de multas.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO