Russas sedia Festival Itinerante Cearense de Música


23/07/2015 - Secretaria de Cultura e Turismo - Igor Raneelle

“Terra da laranja”, “Capital do Vale do Jaguaribe”, Russas tem alguns apelidos que marcam a importância do município para o Estado. Também conhecida como a terra dos músicos pela memorável história das orquestras de concertos inesquecíveis e dobrados impecáveis, desde os tempos áureos de suas apresentações, quando ergueu o inédito troféu de vice-campeã brasileira, no festival nacional de bandas de músicas, por iniciativa louvável dos conjuntos musicais, orquestras, regentes, cantores e compositores, filhos da terra, o município de Russas, aureolado de tantos músicos, já deveria ter sido considerado o centro musical do Brasil. Ainda mais, pela revelação de centenas de músicos, como: Messias do banjo, Zé de Souza do clarinete, Assis do violino, Raimundo Adriano da tuba, Apolônio do trombone, Ladislau da trompa, Demétrio do bombardino, Zé Maranhão dos pratos, Assis Maranhão do piston, Afonso Lima da flauta, Concílio do saxofone, Assis Curema do pandeiro, Pacarrete do piano, Luzirene do Cavaquinho, Pardal do bandolim, entre os mais conhecidos como o Maestro Orlando Leite e o grande compositor Liduino Pitombeira.

É notório o compromisso da atual Administração Municipal com a cultura musical do município, que desde 2013 vem recebendo importantes investimentos para a formação de dezenas de crianças e jovens na Banda de Música Maestro Orlando Leite e na Fanfarra Liduino Pitombeira.

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Cultura, vem trabalhando, desde 2013, para enriquecer a arte musical no município. A prova disso, é que o município de Russas vem sendo palco de grandes encontros de bandas e festivais de músicas que marcam anualmente o calendário cultural do município.

Recentemente, entre os dias 20 a 22 de julho, Russas sediou a 3ª edição do Festival Itinerante Cearense de Música. O evento é uma iniciativa da AMAARTE – Associação de Músicos e Amigos da Arte e da EAMJC – Escola de Arte e Música José Clementino, que neste ano teve a parceria com a Prefeitura de Russas e a empresa Dakota Nordeste.

Os mais de 150 alunos inscritos no Festival Itinerante Cearense de Música tiveram a oportunidade de participar de oficinas, recitais, masterclasses com professores de relevante atuação no cenário musical do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.  Além de alimentação, alojamento, apostilas e transporte (do alojamento para as oficinas) gratuitos.

De acordo com o Articulador do Festival, Ernani Barbosa, investir na formação musical de crianças e jovens é fundamental para uma boa formação cidadã. “Mesmo em um período de crise que assola os municípios brasileiros, Russas não mediu esforços para sediar este importante evento, por acreditar que através da música formaremos grandes cidadãos”, avaliou Ernani.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO