Russas realizou o II Encontro Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti e as Arboviroses

07/03/2018 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

Desde o final do século XIX, quando surgiram os primeiros registros da dengue no Brasil, o mosquito Aedes aegypti tem sido um desafio para a saúde pública brasileira que, inicialmente lidava apenas com a epidemia de dengue e febre amarela. Agora, décadas depois, o mosquito desponta com um desafio ainda maior ao trazer à tona outras duas doenças sérias – chikungunya e zika – que têm preocupado autoridades sanitárias de todo o país e também do mundo, ao trazerem sérios riscos à saúde da população.

A Secretaria da Saúde de Russas tem mantido ações permanentes para  estimular o combate ao vetor das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, chikungunya, zika);

Para intensificar as atividades de controle do Aedes aegypti, o Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Weber de Araújo, assinou a Portaria Nº 393/2017 de 02 de Maio de 2017 que institui oficialmente o Comitê Interinstitucional de Combate à dengue, Zika Virus e Chikungunya no município.

Em 2018 serão realizadas as brigadas em todas as secretarias municipais. Por sua vez, essas brigadas serão responsáveis por fazer o faxinaço na instituição.

No dia 1º de março de 2018, a SEMUS realizou, em parceria com 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, capacitação para Brigadistas do combate ao Aedes aegypti  na Vigilância e Controle das Arboviroses. Na tarde do mesmo dia, o prefeito reuniu-se no auditório da policlínica com técnicos e secretários no II Encontro Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti e as Arboviroses, para discutir medidas adotadas pela gestão para minimizar o impacto causado pelo mosquito.

AÇÕES CONTRA O MOSQUITO DEVEM SER PERMANENTES PARA EVITAR DOENÇAS!