Russas realizará nesta quinta (10/03) solenidade de abertura do Programa Agrinho 2016


07/03/2016 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, realizará nesta quinta-feira, 10 de março, às 09h, na Escola Municipal Joana Alves, no Distrito de Lagoa Grande, a abertura das atividades do Programa Agrinho 2016, cujo tema a ser trabalhado este ano será “Viver Bem no Semiárido”.

O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR – CE em parceria com as secretarias municipais, e completa, este ano, 14 anos de existência. Por meio dele, temas importantes, como Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Cidadania são explorados junto às crianças e adolescentes rurais.

O terma norteador de trabalho para este ano de 2016, será “Viver Bem no Semiárido”, com o objetivo de enriquecer a qualidade de vida no campo, pela construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural, visando que todos sejam agentes multiplicadores nesse processo.

Para tanto, a escola da zona rural está sendo convidada a ser esse lócus de formação, através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico, norteado pelos concursos descritos abaixo:

  • Na modalidade de Desenho, participam os alunos de 2º e 3º anos do ensino fundamental;
  • Na modalidade de Redação, alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental;
  • Na modalidade de Redação, alunos de 6º a 9º anos do ensino fundamental;
  • Na modalidade de Experiência Pedagógica, professores de 2º a 9º anos do ensino fundamental;
  • Na modalidade Município Agrinho, Coordenador Municipal.

Ao final dos trabalhos, acontecerá uma premiação em nível estadual, nas modalidades supracitadas, cujos vencedores são agraciados com prêmios como: uma motocicleta, para a “Categoria Professor”, para aquele/a que obtiver a primeira colocação. A nível municipal, o município de Russas inova, premiando com um tablet os projetos didáticos desenvolvidos na modalidade “Experiência Pedagógica”.

Retrospectiva do Programa nos últimos anos na cidade de Russas

Os resultados do município de Russas têm sido muito satisfatórios. Sempre obtendo premiações para os alunos nas modalidades de Desenho e Redação, nas edições anteriores, mas o ano de 2015 foi especial, pois o município foi mais além se tornando  destaque em modalidades maiores, com a conquista do título de Município Agrinho. Confira abaixo a trajetória da cidade de Russas no Programa:

Em 2013, na MODALIDADE REDAÇAO 6º ao 9º, obteve o 2º lugar, com o aluno da EEF João Rebouças do Amaral. E 8º colocado, no Ceará, na MODALIDADE MUNICÍPIO AGRINHO;

Em 2014, na MODALIDADE DESENHO, o aluno Anthony Artur Lourenço da E.E.F Uirandé Augusto Borges ficou entre os 10 primeiros colocados, assim como na MODALIDADE REDAÇÃO 6º AO 9º, a aluna Jamila de Oliveira Sousa da E.E.F Joana Alves de Sousa. E 2º colocado, no Ceará, na MODALIDADE MUNICÍPIO AGRINHO;

Em 2015, veio a premiação inédita nos 13 anos de programa, Russas conquistou o 7º lugar na Experiência Pedagógica com a professora Vanda Araújo da Escola Municipal Luís Ferreira Lima e 5º lugar na Experiência Pedagógica da professora Andreza Mara da Escola Municipal Padre Pedro de Alcântara. Além disso, o Município foi agraciado com a premiação máxima, sendo eleito 1º lugar, no Ceará, na modalidade MUNICÍPIO AGRINHO!

Para a solenidade de abertura das atividades, que ocorrerá na próxima quinta, o Prefeito Weber Araújo, juntamente com a Secretária da Educação Sandra Maia e a Coordenadora Municipal do Programa Cláudia Araújo, bem como todos que fazem a Escola Joana Alves, têm a honra de convidar a comunidade escolar do Distrito de Lagoa Grande para prestigiarem esse importante momento. Sua participação será de fundamental importância para a grandeza do evento. Participe!.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO