Russas realiza Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

18/05/2016 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

O data de 18 de maio é celebrada em todo o Brasil, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Assim como em milhares de municípios brasileiros, a cidade de Russas não faz diferente e realiza a importante Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo principal de promover ampla divulgação da temática, sensibilizar profissionais e a população sobre a importância da realização das denúncias de casos e monitorar as ações desenvolvidas para o enfrentamento dessa violação.

A Campanha, que acontece anualmente no Município, é promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e esse ano esta sendo executada pela equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, PROERD, Secretarias de Educação e Saúde, Associações Comunitárias, CMDDCA e Conselho Tutelar. O evento teve início no último dia 10 de maio e prosseguirá até o próximo dia 02 de junho, com uma vasta programação composta de diversas ações de mobilização da sociedade.

Entre as ações e atividades podemos citar: Blitz Educativa; Reuniões com a Rede de Proteção e Atendimento; Oficinas e Palestras nas escolas, nas associações comunitárias e nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS´s; Intensificação da Busca Ativa pela Equipe de Abordagem Social; Participação em Programas de Rádio; e Seminário “Avaliando as ações estratégicas do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Para a Administração Municipal é de grande importância à realização da Campanha, pois suas atividades educativas, além de esclarecerem, sensibilizam a sociedade para o tão grave problema de abuso e exploração sexual contra o público infanto-juvenil.  As ações da campanha fazem com que a sociedade conheça mais ainda esse tipo de violência e seja encorajada a denunciar eventuais casos as autoridades competentes.

Para denunciar, a sociedade dispõem dos seguintes órgãos competentes: Conselho Tutelar (88 3411-8425), Disque 100, CREAS (88 3411-8424) ou Delegacia.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Confira a programação completa da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes:

DATAS

HORÁRIOS

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

14h

Reunião Intersetorial: A importância da intersetorialidade na perspectiva de fortalecimento das ações e divulgação da Campanha aos representantes das instituições municipais e ONG.

CREAS/Coordenadora CRAS COF e BTS,CMDA, PROERD,OFICACARTE,SEMED

9h20min

Realização de Oficinas- TEMA: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. ESQUECER É PERMITIR! LEMBRAR É COMBATER!

Escolas da Ingá e Boa Vista

CREAS: Coordenadora, Técnica e Orientadoras Sociais.

CRAS, SEMED.

14h

Realização de Oficina- TEMA: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. ESQUECER É PERMITIR! LEMBRAR É COMBATER!

Escola do Poço de Onça

Busca Ativa intensificada.

Hospitais, delegacia, PSF’s, escolas e Conselho Tutelar.

12h

Programa de Rádio para divulgação das ações e atividades que já foram e serão realizadas.

Radio Araibu

Rádio Som ZoomSat

CREAS e SETAS

Rádio Som Zoom Sat

Escola de Melancias

CREAS: Coordenadora, Técnica e Orientadoras Sociais.

8h

12h

Blitz Educativa no centro da cidade;Programa de Rádio sobre a temática.

Centro de Russas

Radio Araibu

Rádio Som ZoomSat

CREAS: Coordenadora, Técnica e Orientadoras Sociais

Rádio Som Zoom Sat

9h20min

Escola do Alto do Velame.

Boqueirão do Cesário

7h30min às 11h:30min

Oficina para Orientadores Sociais- TEMA: Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

CRAS-BTS.

SETAS

Manhã/Tarde

Oficinas nos Serviços de Convivência.

CRAS-BTS.

Técnicos e Orientadores Sociais

Manhã/Tarde

Oficinas nos Serviços de Convivência.

CRAS-COF.

Técnicos e Orientadores Sociais

Manhã/Tarde

Realização de Palestras pelos policiais do PROERD.

Escolas do Município de Russas.

Policiais do PROERD

Escolas

Manhã/Tarde

Palestras com o Presidente da OFICARTE em seus grupos.

Grupos de teatro.

OFICARTE

Manhã/Tarde

Divulgação e sensibilização através de panfletos para fomentar as denúncias.

Na sede do CADÚNICO e locais onde se fizerem cadastros.

Profissionais do CADÚNICO.

A partir das 11h

Busca Ativa e panfletagem.

Ilhota (Barracas no rio Jaguaribe)

CREAS: Coordenadora, Técnica e Orientadora Social.

15h

Associação Comunitária do Cipó

Associação Comunitária

Centro do Distrito de Flores

Escola da Timbaúba

N. S. das Dores

BR 116, nas proximidades do Posto Ypiranga

7h30min às 11h30min

Seminário: Avaliando as ações estratégicas do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes-PMEVSCA.

CVT

SETAS E CREAS