Russas promove o maior São João da região nos dias 7 e 8 de junho


04/06/2014 - Secretaria de Cultura e Turismo - David Oliveira

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Cultura, realizará nos dias 7 e 8 de Junho, na Praça do Estudante, o Russas Junino 2014. Com o Tema “Nosso São João Feito à Mão: Do Fuxico ao Babado Tudo Aqui é Artesanato”, os festejos têm o objetivo de resgatar a cultura do artesanato russano, além de mostrar que o artesanato pode refletir a identidade local. Além disso, o Russas Junino vai proporcionar à população, duas noites de encantos e emoções que as festas juninas oferecem.

O maior São João da região vai tornar Russas o palco de uma grande festa. Ao todo, 14 quadrilhas irão se apresentar, animar e encantar o público que, como no ano passado, vai lotar a Praça do Estudante. Para o evento, será montado um grande tablado para as apresentações das quadrilhas e arquibancadas para mais de 5 mil pessoas. Na rua Padre Zacarias Ramalho, uma grande cidade cenográfica será montada, com imóveis e decoração típicas das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. A Avenida Dom Lino ganhará decoração especial. E nas duas vias, funcionarão barracas com comidas típicas e brincadeiras. Na Praça Manoel Matoso Filho, popularmente conhecida como Praça da Betânia, será montada uma praça de alimentação, com decoração especial, onde um pequeno palco receberá Forró Pé de Serra, animando a todos que transitarem pelo local.

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

 

Confira a Programação:

10306459_600815120015642_3829259622287662546_n



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO