Russas Junino 2017: Festival teve data adiada para os dias 23 e 24 de junho

16/05/2017 - Secretaria de Cultura e Turismo - Cláudio Moura

O Festival Russas Junino 2017, que anteriormente teve sua data anunciada para os dias 09 e 10 de junho, por motivo de força maior, foi adiado para os dias 23 e 24 do mesmo mês, sexta e sábado, O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Raimundo Rocha da Silva, bairro Catumbela, com início a partir das 19h. A realização é da Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Festival contará com a participação de 16 agremiações juninas, sendo 05 da cidade de Russas e 11 das outras cidades. As inscrições foram iniciadas no último dia 03 e prosseguirão até 30 de maio, por ordem de solicitação através do e-mail ascomrussas@outlook.com.

Serão 08 apresentações por noite, e a abertura do Festival contará mais uma vez com a brilhante apresentação da quadrilha junina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Russas (APAE).

O festival será disputado em duas categorias, Municipal e Regional. A Municipal contará com a participação das 05 quadrilhas locais, sendo três no grupo especial e 02 no grupo de acesso, aonde após as apresentações a 3ª colocada do especial cairá para a equipe de acesso e a campeã do acesso subirá para o especial. As quadrilhas locais são: Flor do Mamulengo (Planalto), Benjamin Constant (Centro), Filhos do Sertão (Jardim de São José), Girassol do Sertão (Flores) e Arraiá do Meu Sertão (Sítio Canto).

O Russas Junino 2017 premiará com valores em dinheiro, troféus e medalhas, as três melhores colocadas de cada categoria, e ainda garantirá ajuda de custo para as agremiações locais.

Vale destacar que o Russas Junino 2017 homenageará os 25 anos de fundação da Quadrilha Junina Benjamin Constant da cidade de Russas, que é a atual campeã do Festival.

O Russas Junino é um evento de grande importância para o Município, pois além de ser tradição, mantêm viva uma das maiores manifestações culturais da região Nordeste. O Festival garante também momentos de lazer e socialização para quadrilheiros e público em geral, que a cada ano só cresce, certificando o amor da população pelas festas juninas. Além de fortalecer a economia dos ambulantes que durante os dois dias trabalham com vendas de diversas comidas típicas da época.