Russas entre os 07 municípios cearenses selecionados pelo MEC para receber cursos de medicina


12/05/2016 - Destaque - Cláudio Moura

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 11 de maio, em Brasília, o ministro da Educação Aluísio Mercadante anunciou que Russas e mais seis municípios cearenses foram selecionados pelo MEC para receberem o tão sonhado curso de Medicina. As outras cidades contempladas foram: Itapipoca, Crato, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim e Crateús.

A trajetória para que Russas fosse contemplada com o tão importante curso se iniciou no início do mês de março do ano de 2015, quando o gestor Weber Araújo, na ocasião em Brasília, recebeu a notícia da autorização do Ministério da Educação para a abertura do curso de medicina no Campus da Universidade Federal do Ceará – UFC de Russas.

Na sequência, o gestor Weber Araújo, através de edital de inscrição enviado pelo Ministério da Educação, foi o primeiro prefeito do Ceará a confirmar a participação como um dos pré-selecionados á receber o importante curso. A cidade de Russas efetuou sua inscrição logo no primeiro dia, em 13 de abril de 2015, sendo que o prazo se estendia até 24 do mesmo mês e ano.

O passo seguinte foi a convocação do Prefeito, pelo Ministério da Educação, para uma reunião ocorrida em Brasília, na data de 02 de junho de 2015, onde foram discutidas todas as etapas de implantação do Curso, na ocasião o Gestor apresentou o projeto e proposta de viabilidade para contemplar de vez o município de Russas com a graduação.

O capítulo seguinte e um dos fundamentais, foi a visita em 04 de novembro de 2015, dos técnicos do MEC; Dra. Kilma e Dr. Lucas, que vieram de Brasília para a verificação In Loco, ou seja, avaliação se o Município atendia aos critérios necessários para a implantação do Curso de Medicina, onde elaboraram um relatório que foi enviado ao MEC para análise. Na ocasião as autoridades russanas já se mostravam otimistas que o Município seria contemplado, pelo fato de já contar com o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), com cinco cursos de Engenharia em atividade.

O resultado positivo da contemplação anunciado nesta quarta, veio a coroar um trabalho árduo e compromissado do Governo Municipal, junto às esferas Estadual e Federal; em parceria com os parlamentares cearenses para que o Município de Russas fosse selecionado com tão importante curso.

Toda a sociedade russana, e da região jaguaribana, comemoram entusiasmadas o grande feito, que vai beneficiar não só a população russana, mas também do Vele do Jaguaribe. O curso de Medicina fortalecerá Russas cada vez mais na rota do desenvolvimento socioeconômico, tornando a cidade uma das referências do estado e formação superior.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO