Russas é beneficiada com 04 adutoras pelo programa “Água Para Todos”


07/12/2013 - Departamento de Assistência Social e Comunitária - Igor Raneelle

Na manhã dessa segunda-feira (02), o prefeito Weber Araújo participou de um encontro no Palácio da Abolição, em que o Governador Cid Gomes autorizava 04 projetos de adutoras de água para as comunidades de São Pedro, São Pedro II, Mundo Novo e Rancharia, de Russas.

Para o Prefeito Weber Araújo, o investimento vai assegurar água de qualidade para as comunidades mais críticas do município, em relação à falta de água. “Estamos atentos às necessidades de água da região do município que mais sofre com os efeitos da estiagem. Em janeiro, a Prefeitura de Russas em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, já havia liberado 420 mil metros cúbicos de água que beneficiou principalmente a comunidade de Capim Grosso e São Pedro. Em junho, a comunidade de Malacacheta foi beneficiada. Já em agosto, as comunidades de Ilhota, Cipó, Santa Fé, Sussuarana, Lagoa dos Cavalos, Santa Terezinha, Açude Novo, Piauí I e II foram também coAgua_PA3ntempladas”, afirmou Weber.

Ao todo, 160 projetos do programa Água para Todos foram autorizados para 60 municípios que tem a situação de emergência decretada. Um investimento de R$ 34,95 milhões beneficiando 7.349 famílias, que terão água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento. As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja.

O Governador destacou que com as obras do Eixão das Águas e do Cinturão das Águas, a estrutura hídrica do Estado vai assegurar o abastecimento. “O Eixão das Águas, que nos próximos dias, chegará ao Pecém, já garante água para um terço da população cearense para os próximos 30,40 anos. Já demos início ao Cinturão das Águas que vai interligar o Rio São Francisco com as bacias do Estado, inclusive as micro-bacias”, explicou Cid Gomes.

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, destacou que a universalização do abastecimento d’água é um dos principais desafios do Governo Federal. “Mais do que isso, o desafio do Governo é encontrar soluções economicamente viáveis para garantir abastecimento d’água no meio rural”. O ministro destacou a parceria com o Governo e as Prefeituras cearenses para concretizar este projeto. “A presidenta Dilma Rousseff não tem medido esforços nem recursos para investir em infraestrutura hídrica permanente para garantir a convivência do Russas é beneficiada com 04 adutoras - Prefeito WeberNordeste com a seca”.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que 804 projetos de sistemas de abastecimento d’água estão em andamento no Estado do Ceará. O Programa Água para Todos prevê a construção de 1350 sistemas de abastecimento. “Nós temos investido bastante em abastecimento d’água, seja através do Programa Água Para Todos, do São José III ou de outros projetos da SDA e até o final de 2014 será possível universalizar o abastecimento d’água no Ceará”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o Vice-Prefeito de Russas, Magela Estácio, o Secretário Municipal da Agricultura, Nilson Mendonça, o Vereador Amarílio Ribeiro, a coordenadora do DASC, Noilda Rocha, da Defesa Civil, Pedro Júnior e os representantes das comunidades beneficiadas.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO