Russas adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite


25/07/2014 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Igor Raneelle

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SETAS, promoveu nesta sexta-feira (25), no auditório da CREDE-10, seminário de discussão sobre Políticas Públicas para à Pessoa com Deficiência. A solenidade contou, também, com a participação da Secretária Executiva de Saúde de Russas, Kelvia Maria, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, ONG’s e sociedade civil.

Pessoas com deficiência são, antes de mais nada, pessoas. Pessoas como quaisquer outras, com protagonismos, peculiaridades, contradições e singularidades. Pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades, evidenciando, portanto, que a deficiência é apenas mais uma característica da condição humana.

Nesse sentido, buscando defender e garantir condições de vida com dignidade a todas as pessoas que apresentam alguma deficiência, o seminário buscou debater políticas públicas para atender as necessidades das pessoas com deficiência no município de Russas. Para isso, formulou a agenda municipal para monitorar e debater os avanços das políticas públicos para pessoas com deficiência.

Na oportunidade, a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Vanda Anselmo, entregou o Termo de Aceite ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Plano Viver Sem Limite”, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador.

O Viver sem Limite foi construído com inspiração na força e no exemplo das próprias pessoas com deficiência, que historicamente estiveram condenadas à segregação. Trata-se de um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.

Saiba mais sobre o Plano Viver Sem Limite, clique AQUI



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO