Representantes de 14 municípios lotaram auditório do CVT nos Diálogos Culturais em Russas


30/10/2015 - Secretaria de Cultura e Turismo - Rubens Mesquita

O Vale do Jaguaribe recebeu, nesta quinta-feira, 29/10, uma grande reunião entre o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, a equipe da Secult e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes nos diversos municípios da região, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. O encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará, contou com centenas de participantes, com representantes de 14 municípios lotando o auditório do CVT Russas.

Artistas de diversas linguagens, produtores culturais, gestores como secretários de Cultura e prefeitos como Weber Araújo, de Russas, participaram dos debates. Os participantes se dividiram em três grupos, formados por gestores culturais, profissionais da cultura e representantes de ONGs, universidades e Pontos de Cultura.

O secretário Guilherme Sampaio agradeceu pela acolhida e pela participação de todos e ressaltou que o encontro no Vale do Jaguaribe exemplificou duas diretrizes da política cultural do governo Camilo Santana: o diálogo permanente com a sociedade e a presença mais forte da Secretaria da Cultura e das ações culturais no Interior do Estado.

O secretário confirmou a realização do Encontro Mestres do Mundo, evento da Secult, para ainda este ano, em Limoeiro do Norte, reunindo mestres de todas as regiões do Ceará, e destacou o compromisso do governador Camilo Santana em triplicar o investimento estadual em cultura, chegando a 1,5% do orçamento do Poder Executivo.

Também ressaltou ações já em progresso, como a Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, que promove exibição de filmes também nesta quinta-feira, na praça principal de Russas, e novas ações, como programas de circulação e de formação, que contemplarão municípios do Interior, entre eles os do Vale do Jaguaribe.

Participação intensa

Também participaram da mesa inicial dos trabalhos a secretária da Cultura e do Turismo de Russas, Cláudia Lima; o presidente do Fórum de Cultura do Vale do Jaguaribe, Franklin Lourenço; o secretário municipal do desenvolvimento econômico, Gilberto Rodrigues, representando a Casa dos Amigos de Russas; e Lindemberg Gonçalves, diretor do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas.

 

Além do secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secult no Vale do Jaguaribe contou com a secretária executiva, Ana Maria Fontenele, a coordenadora Jurídica, Francisca Martir, o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Pedro Edson, o assessor de afirmação, cidadania e diversidade cultural, Klistenes Braga, o articulador institucional Renato Remígio, o integrante do Setor de Prestação de Contas Gilson Girão, entre outros servidores, que também responderam diretamente as perguntas dos participantes do encontro. A secretária da Cultura de Russas, Claudia Lima, destacou a importância da presença da equipe da Secult e a demonstração de disponibilidade para o diálogo.

Os temas abordados pelos participantes dos Diálogos foram os mais diversos. Entre eles, o apoio a bandas de música locais, a realização do Encontro Mestres do Mundo e o Edital Ceará Junino, além do Mecenato estadual (apoio a projetos culturais mediante renúncia fiscal, pelo Estado, de recursos recolhidos do ICMS de empresas). O grupo também propôs novas visitas do secretário Guilherme Sampaio a equipamentos públicos abandonados e ociosos, aos coletivos e a ONGs, além de sugerir benefícios aos fóruns regionais de cultura e aos municípios que se empenham em implementar os Sistemas Municipais de Cultura.

Secult no Vale do Jaguaribe

Respondendo uma a uma às perguntas e sugestões feitas pelos participantes, o secretário da Cultura também destacou a concretização da diretriz de descentralização da pasta, com o compromisso de implantação de escritórios regionais da Secretaria, centros culturais e escolas da cultura no Interior. “Queremos, ao longo da gestão, implantar um escritório regional no Vale do Jaguaribe. Estamos valorizando municípios que estão criando seus sistemas de cultura municipais. Espero selecionar municípios via edital, para irmos caminhando ao repasse de recursos fundo a fundo”, ressaltou.

Guilherme Sampaio também enfatizou que “nos próximos meses acontecerá o Circula Ceará, em parceria com o Ministério da Cultura, que consiste em um grande projeto de circulação de espetáculos de diversas linguagens que passará por 40 cidades do Ceará, como Jaguaribe, Russas e Limoeiro do Norte”. “Podemos pensar em uma proposta de circulação de espetáculos regionais e estabelecer parcerias com prefeituras”, propôs. O Circula Ceará passará por Alto Santo, Russas, Limoeiro do Norte e Jaguaribe, congregando artistas e público de toda a região.

Mais benefícios para os municípios.

Entre as novas ações anunciadas para os municípios pelo secretário da Cultura, as cidades de Ererê, Jaguaretama. Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas serão beneficiadas com modernização das bibliotecas públicas, com implementação do setor braile.

A cidade de Russas também receberá o Programa de Formação em Artes Cênicas. Já a Mostra Itinerante de Cinema passará por Russas, Jaguaruana e Tabuleiro do Norte, com duas noites de exibição de filmes em cada cidade, além da realização de oficinas.

A região do Vale do Jaguaribe também conta atualmente com 14 Pontos de Cultura e com três mestres da Cultura oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado: dois de Alto Santo e um de Limoeiro do Norte.

Selt/Ceará



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO