Realizada em Russas 2ª Audiência Pública para discutir Plano Diretor Municipal e de Mobilidade Urbana


21/07/2017 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Cláudio Moura

A Prefeitura de Russas, juntamente com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, realizou nesta quinta-feira, 20 de julho, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT a 2ª Audiência Pública para discutir a revisão e elaboração do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana do município de Russas.

A audiência foi conduzida por técnicos do Consórcio PRODEURB CEARÁ, e contou com a participação do representante da Secretaria das Cidades Rômulo Cabral, prefeito Weber Araújo, primeira dama Mazé Torquato, secretário de governo Gilberto Rodrigues, demais secretários municipais e sociedade civil.

Esse 2° momento teve como finalidade apresentar e confrontar as Diretrizes e Propostas recomendadas para os Planos; Diretor e de Mobilidade Urbana, que visam equacionar e promover soluções para os problemas identificados e anseios coletivos e urbanos do Município, bem como verificar a percepção, sugestões e criticas da comunidade sobre o projeto.

O representante da Secretaria das cidades Rômulo Cabral (Supervisor do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú) destacou o compromisso, empenho e colaboração do prefeito Weber Araújo no desenvolvimento do projeto PDM em Russas, visto que, de todas as cidades que estão sendo comtempladas pelo Projeto, apenas o gestor de Russas esteve presente na 2ª rodada de audiências.

Rômulo ressaltou ainda que Russas vive um Plano Diretor elaborado em 2000 por coincidência na gestão do prefeito atual, e que não há mais condições de planejar desenvolvimento a partir de uma realidade pensada há 17 anos, por isso a necessidade da elaboração de um novo Plano.

Ele falou dos grandes investimentos promovidos pelo governo do estado no município de Russas, como a 2ª etapa da duplicação da Avenida Irmã Maria da Graça, Plano de Desenvolvimento Regional, Plano de Saneamento, entre outros, tudo isso porque Russas é uma cidade polo, e quando o PDM estiver pronto outros investimentos virão, porque o Governo investe prioritariamente em quem tem planejamento.

Os Planos; Diretor e de Mobilidade Urbana, são de grande importância para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do Município e integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas, que após concluído norteará o desenvolvimento de Russas pelos 10 anos seguintes. Atualmente 10 municípios dos 184 cearenses foram contemplados com esse grande projeto, são: Russas, Jaguaruana, Quixeré, Santana do Acaraú, Irauçuba, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Massapê.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO