Projeto de leitura Cultivando Leitores através do Universo Literário: 1° dia de culminância foi um sucesso


19/05/2017 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Magia e encantamento marcaram a 1ª noite do evento de culminância do Projeto de Leitura: “Cultivando leitores através do universo literário”, realizada nesta quinta-feira, 18 de maio, na Praça do Estudante, centro, promovido pela Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, em consonância com as Escolas Municipais. O momento marcou também as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil comemorado na data de 18 de abril.

A abertura da culminância contou com um grande desfilhe, que concentrou e saiu em frente a Secretaria de Saúde  até a Praça do Estudante, contando com a participação das autoridades municipais, professores e alunos das Escolas Municipais: Joana Alves de Sousa, Adolfo José da Silva, Ciríaco Leandro Maciel, Uirandé Augusto Borges, Tia Benilce, Francisco das Chagas Lima, São Gerardo, Padre Marcondes Matos Cavalcante, Waldemar de Sousa Pinheiro e Inácio de Barros Neto, que levaram a avenida e praça pública, os diversos trabalhos realizados no âmbito escolar, para que a sociedade russana pudesse conhecer de perto a grandeza do Projeto e sua grande importância no incentivo e desenvolvimento da prática da leitura para a classe estudantil russana.

Na Praça do Estudante, que foi totalmente caracterizara para o evento, aconteceram às apresentações artísticas e culturais, contações de histórias, tendas com brincadeiras e pinturas, e exposição dos trabalhos, que proporcionou ao grande público presente uma verdadeira viagem ao universo literário infantil, retratado com riqueza de detalhes.

O Projeto de Leitura: “Cultivando leitores através do universo literário”, há 04 anos vem sendo desenvolvido pela SEMED em parceria com as escolas municipais, sendo trabalhado com alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, e nesta edição teve como norte das atividades o mundo encantado dos personagens infantis das fábulas: O Leão e o Ratinho, A Formiga e a Cigarra, A Lebre e a Tartaruga, A Formiga e a Pomba, O Lobo e o Cordeiro, e A Onça Doente. O Projeto tem como objetivo principal a construção de uma cultura leitora, em que o prazer de ler, torna a aprendizagem mais significativa.

O evento contou com a participação do Prefeito, Weber Araújo; Primeira Dama, Mazé Torquato; Secretário da Educação, Marcos Ferreira; demais secretários municipais; vereadores; lideranças comunitárias; corpo de funcionários da SEMED e das escolas municipais; e grande público da sociedade civil.

As autoridades foram unânimes em falar da importância desse tipo de projeto, que é fundamental para o sucesso da aprendizagem dos alunos, principalmente os projetos de leitura, pois desenvolvem e incentivam o hábito de ler. Destacando que a escola da atualidade precisa ser viva, ser interessante, lúdica, para que os estudantes sintam prazer em frequentá-la e acima de tudo prazer em estudar.

A festa continua nesta sexta-feira, 19 de maio, com a noite de encerramento da culminância que contará com caminhada saindo às 17h, em frente à Secretaria de Saúde até a Praça do Estudante, onde ocorrerá a programação final do evento. O prefeito Weber Araújo e o secretário de educação Marcos Ferreira convidam a população russana para prestigiar o momento.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO