Primeira Dama Onélia Santana entrega brinquedopraça de Russas


19/10/2018 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

Em evento marcado por muitas brincadeiras e atividades lúdicas, celebrando o mês das crianças, foi inaugurada no início da noite desta quinta-feira, 18 de outubro, a brinquedopraça do município de Russas.  A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, secretária executiva do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Luciene Rolim; prefeito de Russas, Weber Araújo; primeira dama, Mazé Torquato; vice-prefeito, Magela Estácio; secretária do trabalho e assistência social, Vanda Anselmo; entre outras autoridades.

O equipamento foi instalado na Praça do Parque Araibu, localizada na Rua Avelino de Brito, s/n e foi construído com recursos provenientes do Governo do Ceará e contrapartida do Município, que garantiu o espaço, e garantirá seu bom estado de uso e conservação.

O projeto consta de um espaço cercado, com área de aproximadamente de 250m², com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

O prefeito weber Araújo agradeceu ao governador Camilo Santana e a primeira dama Onélia Santana pela obra, destacando que no mês em que é comemorado o dia da criança, a criançada de Russas não podia ganhar presente melhor do que a brinquedopraça, um equipamento tão importante que reúne as condições necessárias para que todos possam brincar e assim tenham um desenvolvimento saudável.

O gestor destacou ainda o grande trabalho do governador Camilo Santana em Russas, ressaltando as inúmeras obras já inauguradas no Município, e aproveitou a oportunidade para solicitar mais uma brinquedopraça, uma praça mais infância e outra areninha.

A primeira dama Onélia Santana destacou a imensa alegria de representar o Governo do Estado na solenidade de entrega da brinquedopraça de Russas e ressaltou a importância desse equipamento para o desenvolvimento das crianças. “A neurociência está aí para explicar, a criança brincando ela está se desenvolvendo integralmente em suas habilidades motoras, o cognitivo, que é o intelectual da criança, o emocional, nós precisamos de profissionais emocionalmente equilibrados, é daqui que vai surgir o futuro prefeito, futura vereadora, o futuro médico”. Disse a Primeira Dama.

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar, reforçando o convívio familiar e comunitário.

Caminhada da VI Semana do Bebê

Antes da inauguração, aconteceu a caminhada da VI Semana do Bebê de Russas, que acontece no período de 11 a 22 de outubro, com o tema: “Russas cuidando da primeira infância – Garantindo direitos e fortalecendo vínculos”. A caminha concentrou e saiu da Praça do Estudante, percorreu pela Avenida Dom Lino com chegada à Praça do Parque Araibu. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SETAS, numa parceria com as secretarias: Da Saúde; Educação; e Cultura, Turismo e Esporte.

A Semana do Bebê é uma mobilização dos municípios brasileiros que tem como objetivo a garantia da sobrevivência e do desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. A iniciativa é apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/AIDS e de outras doenças.

Confira abaixo a programação completa da VI Semana do Bebê de Russas:

PROGRAMAÇÃO VI SEMANA DO BEBÊ



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO