Prêmio Funarte de Bandas de Música: Russas recebe novos instrumentos


05/07/2014 - Secretaria de Cultura e Turismo - Igor Raneelle

Novos instrumentos musicais, de marca consagrada e de muita qualidade, para reforçar a tradição e a renovação das Bandas de Música no Ceará. Representantes de dez municípios cearenses receberam na manhã desta quarta-feira, 2/7, no Teatro Carlos Câmara, kits com instrumentos de sopro oferecidos pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. A iniciativa da Fundação Nacional das Artes, no Ceará em parceria com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado, tem a finalidade de propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro.

A importância das ações nos municípios foi destacada pela secretária adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes. “Todos nós temos grandes recordações das praças, das bandas de música, e sabemos da necessidade de essa tradição continuar. E para isso é preciso haver condições de aprendizado, o que inclui instrumentos de qualidade, como esses que os municípios estão recebendo hoje”, enfatizou. “A gente sabe do esforço de cada município para manter esse trabalho. Com essa parceria com a Funarte, chegamos a esses instrumentos. E que venham mais ações para fortalecer a área musical do Ceará”, conclamou.

Para o prefeito de Russas, Weber Araújo, este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Russas por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo vence o Prêmio Funarte e garante novos instrumentos de qualidade para a Banda de Música Maestro Orlando Leite. “Estamos felizes que nossa importante Banda de Música Maestro Orlando Leite cada vez está sendo melhorada. Esta é a segunda vez que conseguimos a premiação da Funart, somando 2 novos Clarinetes e 2 Trompas Sib/Fa da marca Yamaha. Em 2013,  a banda adquiriu 3 novas clarinetas 17 chaves em sib e duas trompas Fá/sib.”, ressaltou, após receber a notícia.

CULTURA: Russas recebe novos instrumentos de música

CULTURA: Russas recebe novos instrumentos de música

 

Além de Russas, também foram contemplados com instrumentos musicais os municípios de Guaraciaba do Norte, Icapuí, Irauçuba, Sobral, Pires Ferreira, Granjeiro, Santana do Cariri e Viçosa do Ceará. Representante de Icapuí, Raimundo Maia de Almeida destacou a qualidade dos instrumentos recebidos. “Para nós, ter um instrumento Yamaha é muito importante. Parabéns a todos e muito obrigada”, declarou Cláudia Lima, representante da cidade de Russas, também saudou a iniciativa: “É maravilhoso pro nosso município. Os meninos estão eufóricos para receber os instrumentos”.

Mais investimentos

Em 2013, a Prefeitura de Russas através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conseguiu por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), mais cinco novos instrumentos musicais para a Banda de Música Maestro Orlando Leite. A banda adquiriu 3 novas clarinetas 17 chaves em sib e duas trompas Fá/sib.

A Banda de Música Maestro Orlando Leite ampliou o número de integrantes por meio de um processo seletivo de 40 novos integrantes que passaram a fazer parte desse patrimônio histórico-cultural do município. Com essa ampliação, a banda de música agora se torna um lugar de inclusão social e educacional, onde a maioria dos novos integrantes é composta por estudantes da rede pública.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO