Prefeitura realizou II Fórum Comunitário do Selo Unicef


10/06/2016 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

Com realização da Prefeitura Municipal de Russas, através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes – CMDDCA, foi realizado nesta quinta-feira, 09 de junho, na sede do CRAS do Planalto (antigo ABC), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o tema “Eu e meu Município Crescemos Juntos”, cujo objetivo foi apresentar à população russana os avanços alcançados e os desafios enfrentados para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes.

Participaram do evento o prefeito municipal, Weber Araújo; primeira dama, Mazé Torquato; vice-prefeito, Magela Estácio; Mediadora do Selo Unicef, Senhora Ercelina Alencar; secretária de Assistência Social, Vanda Anselmo; secretária de Educação, Sandra Maia; secretário de Saúde, Dr. Daniel Peixoto; demais secretários municipais, presidente do CMDDCA Marcilene de Lima Silva, vereadores; conselheiros do CMDDCA e do Conselho Tutelar, adolescentes do NUCA, e sociedade civil.

O evento contou com dois momentos de fundamental importância. No primeiro foi realizada a Feira das Ações Estratégicas ou Feira Crescendo Juntos, aonde foram expostas as 11 ações de políticas públicas e participação social, desenvolvidas pelo município de Russas contemplando as áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, NUCA e Conselho Tutelar. Na ocasião foram realizadas também diversas apresentações artísticas culturais das escolas municipais.

Foi o momento onde os convidados credenciados pelo CMDDCA tiveram a oportunidade de conhecer e ao mesmo tempo escolher as três melhores ações para serem apresentadas na Assembleia Geral do Fórum.

Logo em seguida aconteceu o II Fórum Comunitário do Selo Unicef com a realização de sua Assembleia Geral, que contou com a participação de convidados indicados pelo CMDDCA, valorizando a diversidade, assegurando a presença de representantes de diversos segmentos sociais, que na ocasião foi apresentado o diagnóstico municipal com os principais avanços do Município, bem como a apresentação das 03 ações estratégicas escolhidas durante a feira pelos convidados.

Vale ressaltar que todo o processo do II Fórum foi acompanhado pela Senhora Ercelina Alencar mediadora do Unicef, que após o evento fez visitações ao CMDDCA e o Conselho Tutelar.

O Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2015 está na reta final. O objetivo desse projeto é melhorar de forma concreta a vida de cada criança e adolescente que vive no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira. O Governo Municipal de Russas iniciou os trabalhos em 2013 com a composição da Comissão Intersetorial e termina agora em 2016, contando com a participação de gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, adolescentes, crianças, famílias, enfim toda a sociedade envolvida, no intuito de fortalecer o Município para que cada criança e adolescente, seja da área urbana ou rural, possam crescer e se desenvolver integralmente.

A conquista do Selo Unicef Município Aprovado é o certificado de que os índices sociais, ou seja, os números que medem a qualidade de vida dessa população melhoraram.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO