Prefeitura realizou Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti no distrito do Peixe


27/06/2016 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Promover atividades que garantam o envolvimento da população na luta contra o Aedes Aegypti vem sendo uma incansável batalha da Administração Municipal de Russas. E foi com esse propósito que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde em parceria com as demais secretarias municipais realizou na última sexta-feira, 24 de junho, no distrito do Peixe, um dia de Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

Foi um dia de ações e atendimentos que beneficiou não somente a população do Peixe, mas também das comunidades de Suçuarana, Lagoa de Santa Terezinha, Barbatão, Junco, Lagoa dos Cavalos, Cipó e Fazenda Maia, com a finalidade principal de sensibilizar as famílias no combate e prevenção ao Mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.

De forma integrada diferentes ações foram realizadas visando envolver a população nessa batalha, com destaque para palestra sobre ações de combate ao mosquito, demonstração sobre a biologia do vetor, demonstração sobre o combate ao Aedes Aegypti, exibição de paródias sobre o tema, orientações as gestantes quanto a prevenção a microcefalia por zika, visitação domiciliar para orientação a população quanto às ações de combate ao mosquito, entre outras.

Além dessas ações, o Governo Municipal aproveitou o momento para levar àquele distrito uma infinidade de atendimentos e atividades, aproximando cada vez mais as políticas públicas das comunidades rurais.  Entre esses serviços podemos destacar: atendimento médico, atendimento de enfermagem, verificação de pressão arterial e glicemia, serviço de auditoria, coleta de sangue para exames, teste rápido, cartão SUS, atividades esportivas, atividades do Programa Agrinho, apresentação de capoeira, atendimento das equipes do CRAS’s e CREAS, atualização do Cadastro Único, distribuição de mudas, entre outras.

13502717_990634014367082_3866719908615354922_o

Na área da saúde a população contou com diversos atendimentos e os resultados foram bastaste satisfatórios, confira os números: Atendimento médico (53), Pressão Arterial (66), Glicemia (66), Marcação de exames e consultas (89), Cartão SUS (10), Prevenção do Câncer (11), Consulta de Enfermagem (11), Testes Rápido HIV e sífilis (22), Aconselhamento (11), Coleta de sangue (25), Escovação e aplicação de flúor (14), Distribuição de escovas (14), Pesquisa e tratamento focal de dengue (56), Teste Rapido Calazar (9), Malacologia- pesquisa de caramujo (6), totalizando 463 atendimentos.

Na área da infraestrutura vale destacar o mutirão da limpeza com poda de árvores e retirada de todo tipo de lixo, e principalmente a recuperação da estrada ligando a sede do Município ao distrito do Peixe, bem como a via ligando o Distrito a comunidade de Santa Terezinha, e ainda recuperação das ruas do Distrito. Foi realizado também nesse mesmo dia o projeto da nova iluminação do centro do Peixe, que foi beneficiado com aproximadamente 20 luminárias com lâmpadas vapor metálico de 250w padronizadas com as cores do Município, garantindo então uma melhoria de 100% da luminosidade do setor, além de proporcionar um belíssimo aspecto noturno e mais segurança aos moradores do Distrito.

O prefeito, Weber Araújo; Primeira Dama, Mazé Torquato; Vice-Prefeito, Magela Estácio; vereadores da base aliada; secretários municipais, lideranças comunitárias e equipe de governo participaram do evento. No momento da abertura, realizado na quadra da Escola Municipal Ciríaco Leandro Maciel, as autoridades foram unânimes em destacar que para garantir a prevenção, combate e consequentemente a não proliferação do mosquito, se faz necessário principalmente a união de todos e participação ativa da população.

Esse foi o terceiro momento das ações Intersetoriais de combate ao mosquito Aedes Aegypti, anteriormente o evento já havia sido realizado nos distritos de São João de Deus e Lagoa Grande, e o próximo será realizado na comunidade de Jardim de São José com data prevista para o dia 1º de julho.

13528134_990633051033845_22587944929161488_o



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO