Prefeitura realizou Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti no distrito de Lagoa Grande


06/06/2016 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as demais secretarias municipais, realizou na ultima sexta-feira, 03 de junho, no distrito de Lagoa Grande, um dia de “Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti”, com o objetivo de sensibilizar a população local e das comunidades adjacentes no combate e prevenção do Mosquito causador das doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.

O prefeito Weber Araújo, Vice-Prefeito Magela Estácio, secretários municipais, e equipe de governo participaram do evento. No momento da abertura, realizado na quadra da Escola Municipal Joana Alves de Sousa, as autoridades foram unânimes em destacar que para garantir a prevenção, combate e consequentemente a não proliferação do mosquito, se faz necessário principalmente a união de todos e participação ativa da polpação, que é peça chave nessa ação.

De forma intersetorial diferentes ações foram realizadas visando envolver a população nessa batalha. Entre tantas podemos citar: palestra sobre ações de combate ao mosquito, demonstração sobre a biologia do vetor, demonstração sobre o combate ao Aedes Aegypti, exibição de paródias sobre o tema, orientações as gestantes quanto a prevenção a microcefalia por zika, atendimento médico, atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, verificação de pressão arterial e glicemia, ações e orientações em todos os setores da saúde, visitação domiciliar para orientação a população quanto às ações de combate ao mosquito, mutirão da limpeza com poda de árvores e retirada de todo tipo de lixo, patrolamento de estradas que dão acesso ao Distrito,  atividades do Projeto Agrinho voltadas para a prevenção e combate ao  Aedes Aegypti, atividades esportivas, atendimento das equipes do CRAS’s e CREAS, atualização do Cadastro Único, entre outras.

WhatsApp-Image-20160604 (1)

Na área da saúde a população contou com diversos serviços e os números foram bastaste satisfatórios: Odontologia (25), Consulta Médica (102), Enfermagem (65), Teste Rápido (80), Coleta Prevenção (25), Nutricionista (17), Pressão Arterial (146), Glicemia (146), Focal Dengue (61), Teste sorológico Calazar (13), Malacologia (11), Auditoria – exames e consultas agendadas (295), Cartão SUS (18); totalizando no geral 1004 atendimentos.

O gestor Weber Araújo aproveitou o momento para ouvir a população do Distrito e comunidades vizinhas, onde pode se inteirar das principais reivindicações da população, e a partir de então irá traçar metas para atender o desejo do povo.

DSC_0190

Esse foi o segundo momento das ações Intersetoriais de combate ao mosquito Aedes Aegypti, anteriormente o evento foi realizado no distrito de São João de Deus, em 20 de maio, e o próximo a sediar a equipe do Governo Municipal na realização desse importante serviço será o distrito do Peixe.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO