Prefeitura promove Desfile Cívico do 7 de Setembro


08/09/2015 - Destaque - Rubens Mesquita

Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria de Educação, em parceria com todas as escolas municipais, promoveu, entre os dias 02 a 07 de setembro, os desfiles temáticos em comemoração ao dia 07 de Setembro.Nesta segunda-feira, 07, de setembro, foi a vez das escolas da sede realizar as comemorações alusivas a Independência do Brasil. Uma multidão se mobilizou e participaram desse evento histórico e se engajaram, juntamente com os diretores e professores, na confecção de fantasias, cartazes e adereços, que tornou possível representar vários cenários do cotidiano nordestino.

 
Por toda extensão da Avenida Dom Lino milhares de pessoas aguardavam os grupos militares e alunos desfilar. A abertura foi com o TG10-010, Polícia Militar do Ceará, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Apae, Rotary, Escoteiros, Atletas do Atletismo, seguido das Escolas Públicas Municipais que desfilaram pela principal avenida da cidade passando pela praça do estudante onde estava montado o palco com as autoridades.

 

 

As escolas Tia Belnice, Escola Agricola, Luiz Ferreira de Lima, José Ricardo de Matos, Margarida Maria Martins, Juarez Santiago, Maria Martins de Carvalho, Murilo Serpa, Escola Ana Xavier Lopes, Raimundo Pelopidas de Araújo, Raimundo de Deus, Coração de Jesus. Caic e o enceramento varias viaturas da PRF, Guarda Municipal, Demutran, Polícia Militar.

 
A maioria das escolas destacou o sertão, a seca do nordeste e os costumes do homem nordestino. A escola Caic destacou a seca de quize. A escola Maria Martins, os sertões. A Cel. Murilo Serpa levou para o desfile , uma voz do nordeste com ( Patativa). A escola Raimundo Pelópidas trouxe como tema, Vidas secas. A Raimundo de Deus destacou o Auto da Compadecida, onde mostrou a fé e a crença do homem nordestino.A Escola Coração de Jesus destacou O Cabeleira, apelido de José de Gomes, um dos primeiros cangaceiros de Pernambuco. Quase todas as escolas destacaram o sofrimento e os costumes do nordestino. Os cordelistas, Retirantes, as quermesses, contadores, bumba meu boi, capoeira, papangu, ecossistema, cangaço, Luzia Homem, Engelho, e outros temas que destacaram que o sertanejo acima de tudo é um guerreiro.

 
O desfile foi realizado à noite, com a temperatura mais agradável. Assim, crianças e adultos lotaram a avenida Dom Lino, sentindo no peito a emoção de ser brasileiro e festejar essa data com muita alegria, conforto e tranquilidade. Veja as fotos  AQUI



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO