Prefeitura de Russas inaugurou mais um equipamento de Saúde, a UBS de Miguel Pereira


24/06/2016 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Uma das prioridades e sonho antigo da população da comunidade de Miguel Pereira se tornou realidade. A Prefeitura Municipal de Russas inaugurou nesta quinta-feira, 23 de junho, a Unidade Básica de Saúde da localidade, construída com recursos do Governo Federal adquirido através de emenda parlamentar do Deputado Federal Genecias Noronha e contrapartida do Município, no valor total de R$ 440.029,81 (Quatrocentos e quarenta mil, vinte e nove reais e oitenta e um centavos).

O equipamento é praticamente um mini hospital constituído de todos os espaços necessários exigidos pelo Ministério da Saúde para proporcionar bem estar e bom atendimento a população. A UBS conta com sala de recepção e espera; sala de observação procedimento/coleta; sala de curativos; consultório médico; consultório de enfermagem; consultório odontológico; farmácia; sala de vacinas; sala de inalação; sala de atividades coletivas/ACS; sala de expurgo; sala de esterilização; DML; almoxarifado; copa; 03 depósitos: Para resíduos contaminados, recicláveis e comuns; sala de administração e gerência; e três banheiros, sendo um específico para funcionários e 02 para o público em geral. Uma grande obra edificada com padrões modernos de engenharia, seguindo o mesmo modelo das demais já construídas no Município.

A UBS de Miguel Pereira recebeu o nome do saudoso Artur Xavier de Araújo, que residiu praticamente toda sua vida na localidade de Miguel Pereira. Artur de Rafael como era conhecido, foi agricultor, pecuarista, açougueiro e comerciante de laranja, e prestou também o relevante serviço cuidando da saúde animal. Essa paixão nasceu quando no início da campanha de vacinação contra febre aftosa, ele foi convidado a ajudar no processo de vacinação do rebanho da sua localidade, tornou-se prático passando então a atuar no tratamento de animais da região. Devido a falta de profissionais capacitados na saúde humana, Artur, usando da experiência do dia-a-dia, também ajudou muito a cuidar da saúde das pessoas. Foi um homem caridoso e solidário, visto que, como produtor de leite ajudou muitas famílias carentes fazendo a doação do produto para aqueles que não tinham condições de comprá-lo. Artur Xavier faleceu aos 78 anos, em 12 de maio de 2004.

13495516_990727034357780_7034242131275699562_o

Vale ressaltar que o Projeto de Lei, apreciado e aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores homenageando e denominando a UBS de Miguel Pereira de Artur Xavier de Araújo, foi de autoria do Parlamentar Édno José, assim como a solicitação da referida obra.

Participaram do evento o Prefeito de Russas, Weber Araújo; Primeira Dama, Mazé Torquato; Vice-Prefeito, Magela Estácio; Deputado Federal, Danilo Forte; Secretário de Saúde. Dr. Daniel Peixoto; Secretário de Infraestrutura, Ricardo Weber; demais secretários municipais; Vereadores da base aliada; suplentes de vereadores; coordenadores e funcionários de todas as secretarias; Dr. Weiber Xavier, sobrinho do homenageado; Sra. Maria de Lourdes Nogueira, viúva do saudoso Artur Xavier; demais familiares e sociedade civil.

O deputado Danilo Forte parabenizou a comunidade pela grande obra recebida, ressaltando o conforto e comodidade que o equipamento proporcionará à população local. Destacou também o grande progresso do município de Russas, visto que, em cada localidade existe uma obra inaugurada, ou em processo de construção, numa demonstração do compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento de Russas e bem estar dos seus munícipes.

O Prefeito Weber ressaltou que a comunidade de Miguel Pereira tinha necessidade de receber a importante obra, visto que, há anos o atendimento médico era realizado em imóveis alugados que não proporcionava o devido conforto às famílias da localidade, que agora passam a usufruir de um equipamento moderno, amplo e com todos os espaços necessários para garantir total comodidade à população. Weber destacou ainda que além da UBS, a prefeitura vem fazendo outro grande investimento na comunidade de Miguel Pereira, que é a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal, que vai garantir um espaço adequado para as práticas esportivas da classe estudantil e eventos sociais e culturais da Escola. O Gestor disse também que em breve estará voltando à comunidade para assinar a ordem de serviço da reforma e ampliação da Escola, que ganhará mais 04 novas salas de aula.

A UBS de Miguel Pereira foi o 11º equipamento de saúde construído pela Administração Municipal somente nessa gestão. Anteriormente foram inauguradas as UBS’s de Jardim de São José, São João de Deus, Retiro, Ingá, Lagoa Grande, Catumbela, Mutirão, Bonhu/Barracão e Bento Pereira. E ainda o Posto de Saúde da comunidade do Sitio Paraíso. Sem falar das inúmeras reformas e ampliações nas estruturas físicas dos equipamentos já existentes, como: ampliação e reforma da UBS do Planalto, reforma da UBS de Flores, reforma da UBS da Várzea Alegre, reforma do Posto de Saúde de São Pedro, pavimentação externa para estacionamento da UPA, ampliação do Centro de Saúde Margarida Leandro Evangelista, ampliação e reforma do Posto de Saúde de Pedras (inaugurado recentemente dia 17 de junho) e reforma do Posto de Saúde do Capim Grosso, que será inaugurada no próximo dia 30 de junho.

E segundo o prefeito Weber Araújo, em breve serão iniciadas as obras de construção de mais três UBS’s no Município. As unidades: do Sítio Canto, Peixe e Bom Sucesso. Os recursos já estão garantidos junto ao Ministério da Saúde através do Deputado Federal Ronaldo Martins.

13490790_990723417691475_5287641302319529255_o



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO