Prefeitura de Russas emite nota de pesar pelo falecimento de Jaime Gomes da Silveira


20/05/2015 - Destaque - Igor Raneelle

A Prefeitura de Russas, através do Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal, Weber Araújo, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. Jaime Gomes da Silveira, 94 anos, ocorrido nesta terça-feira, 19 de maio.

Em junho de 1950, Jaime Gomes da Silveira iniciava uma linha de Russas a Fortaleza levando passageiros num caminhão misto. A vida profissional de Jaime estava apenas ganhando novos horizontes, pois era um apaixonado por veículos, e desde então, já dirigia um caminhão pelas estradas do sertão nordestino transportando diversos produtos regionais.

Jaime Gomes deixava a vida de caminhoneiro para ingressar no setor de transporte de passageiros, como o caminho que rodava era muito procurado pelos moradores da região, o negócio cresceu. Em 1958, já possuía uma frota de aproximadamente seis veículos transportando passageiros de Russas, Limoeiro do Norte e Jaguaruana com destino a Fortaleza. Naquele ano, Jaime Gomes registra formalmente sua Empresa como Auto Viação Russana.

Finalmente em julho de 1963, decide mudar a denominação de sua Empresa para Expresso Vale do Jaguaribe, transferindo também a sede de Russas para a capital Fortaleza. Em 1968, adquire as linhas de Iguatu, Icó, Várzea Alegre e Campos Sales da extinta Expresso de Luxo. Um ano depois, em sociedade com Maria Oliveira da Silveira, Jaime fundou a nova firma denominada Expresso Vale do Jaguaribe Ltda., com sede na Rua Padre Guerra, 135, no bairro Paulo Sarasate.

Em 1970, já atendia várias cidades como Limoeiro do Norte, Iguatu, Jaguaruana, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Cedro, Várzea Alegre, Campos Sales, Pereiro, Iracema e Quixeré. Em 1972, com 15 ônibus, adquire a linha Fortaleza – Cariús, passando por Chorozinho, Quixadá, Quixeramobim, Mineirolândia, Mombaça, Acopiara, Iguatu e Jucás. Esta linha era operada com ônibus confortáveis considerado de alto luxo, com serviço de bordo, toalete, música e lanche.

No ano de 1977 surge a Expresso Rio Jaguaribe, ficando com as linhas de Ererê, Jaguaruana e Limoeiro do Norte. Em 1979, em decorrência da separação conjugal entre Jaime Gomes e Maria Oliveira da Silveira, ocorre a cisão da Empresa. A Vale do Jaguaribe segue com Jaime Gomes agora com novos sócios, entre eles Irismar Farias da Silveira, sua atual esposa.

Em 2000, Jaime Gomes da Silveira recebeu a medalha Mérito FETRONOR, na Categoria Fundadores (empresários), outorgada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste. Em 2007, foi homenageado em Brasília pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com a entrega da Medalha Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK. A condecoração homenageia pessoas ou instituições que se destacam pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte.

Apesar da idade, o Sr. Jaime Gomes esteve em sempre à frente de sua Empresa, administrando cuidadosamente sua frota de ônibus, observando desde a limpeza da carroceria até a mecânica, sempre com o apoio de sua esposa e filhos.

Após 59 anos prestando serviços de transporte a população cearense, a Expresso Vale do Jaguaribe deixa de operar em linhas regulares, concedendo suas permissões para a Empresa São Benedito no ano de 2009.

Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos desse grande homem que ficará na história do município de Russas e de toda região do Vale do Jaguaribe pelos relevantes serviços prestados à população.

 

Russas-CE, 20 de maio de 2015.

Raimundo Weber de Araújo

Prefeito de Russas



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO