Prefeitura capacita funcionários para combater o mosquito transmissor da Dengue


05/02/2016 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Assim como em todos os municípios do território brasileiro, a cidade de Russas vem travando uma forte batalha na luta para prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti causador das doenças: dengue, febre zika e chikungunya.  Com esse propósito a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, numa grande parceria com a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), está capacitando funcionários públicos de todas as secretarias e setores para a formação das brigadas municipais de prevenção e combate ao tão temível mosquito.

Os treinamentos tem carga horária de 8h, e são ministrados por uma equipe de técnicos da 9ª CREAS. Durante a capacitação são repassadas informações sobre toda a biologia do mosquito, destacando principalmente como acontece sua reprodução e ciclo de vida; orientações sobre o uso de peixes como alternativa no combate ao mosquito e todas as orientações técnicas de como detectar e destruir focos e criadouros do inseto. Enfim a pessoa capacitada adquire conhecimentos para todo o controle mecânico do mosquito.

Os funcionários treinados, além de compor as brigadas municipais de linha de frente no combate ao mosquito, serão multiplicadores de conhecimentos retransmitindo informações aos demais companheiros de trabalho nos setores onde atuam, e principalmente no exercício de suas funções serão fundamentais por ações que conscientizem a população russana no combate ao mosquito.

Os treinamentos foram iniciados na última quarta-feira, 03 de fevereiro, aonde foi capacitada uma equipe composta por funcionários da Secretaria de Infraestrutura, Assessoria de Comunicação, Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). A prática prosseguiu na quinta-feira, 04, com o treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde da Sede. Nesta sexta-feira, 05, participam da capacitação funcionários da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS.

1 dia

Os treinamentos prosseguirão na próxima semana dia 11, no auditório do Centro de Saúde Margarida Maria Leandro, com a capacitação dos servidores representantes das secretarias: De Governo, Articulação Política, Desenvolvimento Econômico, Finanças, Planejamento, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Agricultura, Gabinete do Prefeito e Fundo Municipal. No dia 12, no mesmo local, serão capacitados os funcionários de todos os setores da Secretaria de Saúde, e fechando os treinamentos dia 25, também no mesmo local, serão treinados os funcionários da Secretaria da Educação.

Russas precisa se unir e montar uma força tarefa para não deixar o mosquito nascer. Sem a existência do inseto consequentemente não existirá a doença. A Prefeitura Municipal está fazendo sua parte, faça a sua, juntos venceremos essa batalha.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO