Prefeito Weber decreta posse do COMDEMA


30/04/2014 - Destaque - David Oliveira

O prefeito Weber Araújo, assinou na tarde desta terça-feira (29), em seu gabinete, o decreto que oficializou a Posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), onde estiveram presentes representantes de instituições públicas e representantes da sociedade civil organizada. Representando a sociedade civil organizada estiveram presentes, a Associação dos Fabricantes de Telhas do Município de Russas (Asterussas), Geotec Consultoria Ambiental, Associação São Bento, Associação dos Artesãos de Russas, Dakota, Conselho do meio ambiente de Flores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Russas. Representando os órgãos governamentais estiveram presentes, a Crede 10, Secretaria de Educação do Município, Secretaria de Saúde, Secretária do Meio Ambiente do Município, Secretaria da Assistência Social, Câmara Municipal de Russas.

Com a efetivação do conselho, uma série de instrumentos e medidas será implantada pela população e instituições governamentais locais, onde se reunirão de dois em dois meses e poderão opinar sobre as diretrizes da política ambiental, abrindo um espaço no planejamento do desenvolvimento do munícipio para a dimensão da auto sustentabilidade, tornando-se catalisadores da participação popular na gestão ambiental. A importância do COMDEMA na gestão ambiental é diretamente proporcional à participação comunitária e à internalização desta prática na administração pública, pois é através dessa estrutura colegiada e deliberativa que essa comunidade irá participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável e melhoria da qualidade de vida no município. O presidente do Conselho para os próximo dois anos é o secretário do Meio Ambiente, Sávio Amaral.

O Conselho é formado por 14 conselheiros. O número de representantes de cada segmento – poder público e sociedade civil organizada, deve ser paritário. A quantidade de membros do Poder Público deve ser igual ao da Sociedade Civil Organizada.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO