Prefeito Weber assina doação de terreno para o Senai, cursos já começam em janeiro 2015


04/06/2014 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - David Oliveira

O prefeito Weber Araújo assinou na tarde desta terça-feira, 03, no Cartório do 2º Oficio a doação do Terreno para construção de uma Unidade de Treinamento do SENAI em Russas.

O Diretor Regional do Senai-CE, Fernando Nunes, esteve em Russas, nesta terça-feira,  ao lado do Engenheiro e Gerente da Unidade Educacional. Segundo o diretor do Senai, Fernando Nunes, que esteve novamente no local onde será construído a unidade, terreno que fica próximo a Polícia Rodoviária Federal, as obras já iniciarão nos próximos dias. Em um primeiro momento será construído o murro em torno dos 15 mil metros² que foi doado pelo município para a construção do Centro de Treinamento. No máximo 60 dias, prazo em que terminam a unidade de Sobral, será a vez de iniciar a de Russas. “O sistema de montagem é muito fácil e rápido, já vem pré-montado, e de rápida construção” destacou o diretor.

No espaço serão construídas 10 salas de aulas, de 5 x12 metros. O Senai também fará em breve uma seleção para professores da região. “Não queremos professores táxi, que vem e vão, queremos pessoas que se dediquem a unidade de Russas e a Região” enfatizou Dr. Fernando. Os primeiros cursos já estão previstos para ter inicio em Janeiro 2015. Com os cursos de Calçados, Eletromecânica, Alimentação e Confecções.

O Departamento Nacional do SENAI foi criado em 1942, como um organismo organizado e dirigido pela classe industrial, subordinado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e às Federações de Indústrias dos estados. A missão era apoiar a iniciativa da indústria nacional em seu esforço de substituição das importações para diminuir a dependência da indústria mundial. Os primeiros passos da indústria careciam de mão de obra para operar o maquinário. Havia escassez de força de trabalho para qualquer esforço de criação de uma indústria nacional. “O SENAI surgiu para suprir essa deficiência, para servir ao povo brasileiro”, disse o diretor regional do SENAI/CE, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, durante a solenidade.

No Ceará, a instituição foi criada apenas um ano depois do nacional como Delegacia da 1ª Região, compreendendo Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí. Em 1944, incorpora também a 9ª Região, formada por Acre, Amapá e Rio Branco. O primeiro diretor regional do SENAI/CE foi o engenheiro Antônio Urbano de Almeida e a primeira escola no estado foi o Centro de Formação Profissional de Fortaleza, no bairro Jacarecanga, tendo como gerente Wanderillo de Castro Câmara.

Atuação do SENAI/CE
No Ceará, a pesquisa realizada em 2012 mostrou que a taxa de ocupação de egressos de escolas do SENAI no mercado de trabalho cearense atingiu 86,9% na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio e 63% na Aprendizagem Industrial. Para atingir tal nível de excelência, a entidade oferece um total de 463 cursos, sendo 22 na modalidade de Aprendizagem Industrial, 45 de Iniciação Profissional, 114 de Qualificação Profissional, 267 de Aperfeiçoamento Profissional e 15 de Habilitação Técnica nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couros e calçados, eletroeletrô¬nica, energia, gestão, gráfica e editorial, logística, meio ambiente, metal-mecânica, metrologia, polímeros, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil e vestuário e transporte.



Comentários

  1. maria neide disse:

    muito bom esses cursos .

Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO