Prefeito Weber Araújo assinou termos de adesão do Município aos Programas Agrinho e PETECA


22/02/2018 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Em evento promovido pela Secretaria da Educação e do Desporto Escolar, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório do Centro Vocacional tecnológico – CVT, em Russas, o prefeito Weber Araújo assinou os termos de adesão oficializando a participação do município de Russas na edição 2018 dos Programas Agrinho e PETECA. Além do gestor, assinaram também os respectivos termos, a secretária da educação Ana Maria; a coordenadora municipal do Programa Agrinho professora Cláudia Araújo, secretária da assistência social Vanda Anselmo e a coordenadora municipal do PETECA professora Ana Paula.

O evento foi bastante concorrido e contou com a presença da primeira dama Mazé Torquato, liderança política Ricardo Weber, secretários municipais, representantes de diversos segmentos sociais, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, profissionais da Assistência Social e sociedade civil.

O prefeito Weber ressaltou que o Programa Agrinho é muito importante, visto que, além de proporcionar a educação dos alunos, garante também à socialização de toda a comunidade escolar, já que, trabalha temas relevantes que contribuem com a boa formação dos estudantes e consequentemente a melhoria das condições sociais, econômicas e culturais das famílias. Sobre o PETECA, o Gestor destacou ser um Programa de fundamental importância, visto que, trabalha atividades que educam para o combate contra a exploração de crianças e adolescentes.

O Gestor relatou também que o Município não poderia ficar fora de mais uma edição do Agrinho, haja visto, que Russas é destaque atualmente no estado do Ceará como o único Município a conquistar por três anos seguidos (2015, 2016 e 2017) o título máximo do Programa, consagrando-se então tricampeão  do título “Município Agrinho”. Weber destacou ainda a importância do trabalho em parceria das secretarias municipais no desenvolvimento das atividades do Programa, enfatizando que o Município dará total apoio para que Russas possa conquistar o tetra.

A solenidade de adesão foi o pontapé inicial para a execução de mais uma etapa dos Programas no Município, visto que, foi firmada a parceria entre os órgãos municipais, a fim de buscar uma aprendizagem significativa aos educandos, envolvendo-os em aulas práticas e cultivando habilidades múltiplas nas experiências desenvolvidas.

Programa Agrinho

O Agrinho é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em parceria com as prefeituras do Estado, e tem por finalidade desenvolver atividades pedagógicas voltadas para o meio ambiente com as escolas da zona rural. É um programa educativo, transformador e motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-a, pela educação, em agente de melhoria das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem. Está será a 16ª edição do Programa que terá como tema norteador “Agrinho sai em defesa da Cidadania”

Programa PETECA

O PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO