Pedalada Ecológica em Russas abre Semana do Meio Ambiente


01/07/2014 - Secretaria de Meio ambiente - Igor Raneelle

A abertura da I Semana do Meio Ambiente em Russas aconteceu na manhã deste domingo, 01 de Junho com uma Pedalada Ecológica ( Passei Ciclístico ). O objetivo é incentivar o uso de meios de transportes alternativos e sustentáveis no cotidiano da sociedade. A saída aconteceu às 7h40, em frente ao Terminal Rodoviário, na concentração foram distribuídas camisas alusivas a Semana do Meio Ambiente que será comemorado em Russas de 01 a 06 de junho.

O passeio seguiu pela Avenida Irmã Maria da Graça, Avenida Gonçalves, Travessa Joaquim Felix, Avenida Dom Lino, Avenida Coronel Araújo lima e o enceramento foi na Lagoa Caiçara, onde os participantes tomaram um café da manhã e aconteceu um grande abraço simbólico a preservação do Meio Ambiente. O passei fez parte do calendário de ações que serão devolvidas durante toda esta semana em Russas realizada através da Secretaria do Meio Ambiente que tem a frente o secretário Sávio Amaral Santiago. Dia 05 acontecerá abraço Ecológico ao redor da Lagoa da Caiçara.

Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente e celebrado no dia 05 de junho, a data começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano terá seu foco voltado para a mudança climática, com o tema “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano.
Mudanças Climáticas
Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 cm nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono – principal gás causador do efeito estufa – responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO